Júri Ficção
Mónica Santos é uma autora multifacetada que conta com dois prémios Sophia, pela Academia Portuguesa de Cinema, e uma nomeação para os Césares, pela Academia Francesa, no seu percurso cinematográfico.
Com uma visão artística singular, cria universos que reinventam o real, conferindo-lhes uma roupagem poética e surreal que inquieta a nossa percepção.
Depois de terminar o mestrado na Royal College of Art, enquanto bolseira da Gulbenkian, trabalhou com expoentes do cinema português como Manoel de Oliveira e José Fonseca e Costa bem como em diversos géneros: cinema, publicidade, documentário e ficção televisiva.
As curtas-metragens “Amélia & Duarte” e “Entre Sombras” unem a técnica de animação com imagem real, distinguindo-se pelos prémios recebidos nacional e internacionalmente cujo culminar foi a escolha para representar o cinema português na tour das Academias de Cinema mundiais “Les Nuits en Or”.
“Alma” ganhou vários prémios e recentemente estreou o filme “O Casaco Rosa” baseado no inspector da PIDE e “Palma” uma história com laivos surreais sobre o luto.
Filmografia:
- 2015 “Amélia & Duarte”
- 2018 “Entre Sombras”
- 2021 “Alma”
- 2022 “O Casaco Rosa”
- 2023 “Palma”
- 2023 “O chefe do meu pai era um democrata e ninguém sabia”