Ritesh Batra

Ocupação na Indústria: Realizador

Nacionalidade: Indiano

Principais TrabalhosCafé Regular, Cairo (2012) e The Lunchbox (2013) 

Principais Prémios e Nomeações: Vencedor do Rail d’Or Award por The Lunchbox em Cannes (2013) e vencedor do prémio FIPRESCI por Café Regular, Cairo (2012) 

Ritesh Batra é um realizador Indiano que nasceu em Mumbai, na Índia a 12 de Junho de 1979.

Mais conhecido pela sua longa-metragem de estreia The Lunchbox (2013), protagonizado por Irrfan Khan, Nawazuddin Siddiqui, e Nimrat Kaur. Tendo marcado a insústria cinematográfica mundial com uma impressão sólida, o realizador recebeu louvores pelo seu trabalho estreado em Cannes em 2013, e levou ainda para casa o prémio Rail d’Or. Adicionalmente, ganhou também o prémio de Melhor Longa Metragem do Toronto Film Critics Association em 2014 e foi nomeado para um BAFT na categoria de Filme em Língua Estrangeira em 2015, também por The Lunchbox.

Tendo-se mudado para Nova Iorque para estudar cinema, a sua carreira em filme começou com a escrita e a realização de curtas-metragens. A sua curta mais recente, Café Regular, Cairo (2012) foi exibida em mais de 40 festivais de cinema internacionais, e ganhou mais de 12 prémios incluinfo o prémio FIPRESCI, para além de ter recebido menções honrosas dos júris nos festivais de Chicago e Tribeca.

Em 2009,  Story of Ram foi selecionado pelo Sundance Screenwriters and Directors Lab e, mais tarde, o argumento originou a criação de The Lunchbox, uma comovente história acerca dos sistemas de entrega de lancheiras em Mumbai, que pretende demonstrar a realidade da cidade. Depois do enorme sucesso que foi The Lunchbox, Batra fez mais dois filmes: The Sense of an Ending (2017) e Our Souls at Night (2017) que não foi ele a escrever.

Contudo, apaixonado por criar as suas próprias narrativas, Photograph (2019) é o seu trabalho mais recente e que combina a escrita e a realização. Tendo tido a sua estreia europeia no Berlinale, o mais recente filme de Ritesh Batra conta a história de um fotógrafo de rua Indiano, que percorre as ruas de Mumbai mas é pressionado pela sua avó a casar. Depois, convence uma estranha a passar por sua noiva e acabam por formar um laço forte.

 

O seu filme Little Bee é a sua mais recente aventura na realização e está atualmente em fase de pós-produção.