Pete Travis

Ocupação na indústria: Realizador

Nacionalidade: Britânico

Principais trabalhos: Omagh (2004) e Endgame (2009)

Prémios principais e nomeações: Vencedor de um BAFTA para Best Single Drama com Omagh (2005)

O realizador de Endgame (2009), na verdade, começou mais tarde a sua carreira cinematográfica - antes de ser realizador, Pete Travis era assistente social.

Contudo, inspirado por Alan Clarke e Costa-Cravas, Travis decidiu tirar uma pós-graduação em realização. Pouco depois da conclusão do curso, adquiriu os direitos de Faith (um conto escrito por Nick Hornby) e apresentou a sua primeira curta-metragem no London TV Festival (1997).

Mais tarde, realizou episódios de Cold Feet (1999) e da série televisiva Other People's Children (2000), assim como a mini-série The Jury (2002) e o filme televisio Henry VIII (2003)

Impressionado pelo seu trabalho, o realizador de Captain Phillips, Paul Greengrass, mandou a Travis um guião que tinha escrito em parceria com Guy Hibbert - o guião para Omagh (2004). O filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto, onde ganhou o prémio Discovery. Levou também para casa o prémio BAFTA TV Award por “Best Single Drama”, em 2005.

Vantage Point (2008) foi a sua primeira longa-metragens de grandes proporções. Prootagonisado por Dennis Quaid e Matthew Fox, foi lançado nos Estados Unidos em 2008.

Em Janeiro de 2009, Endgame, tendo como estrelas William Hurt, Chiwetel Ejiofor, Jonny Lee Miller, e Mark Strong, estrou no festival de Sundance. O filme dramatiza os últimos dias do Apartheid em África do Sul.

Em 2012, Travis realizou a adaptação fílmica de um popular livro de banda-desenhada, Dredd. Na longa-metragem, Karl Urban assume o papel de Judge Dredd com Olivia Thirlby a protagonizar a sua jovem cúmplice.

City of Tiny Lights (2016) é o trabalho mais recente de Pete Travis. É um filme de crime/thriller, escrito por Patrick Neate e baseado no seu livro, com quem partilha o nome. O film conta com as participações de Riz Ahmed, James Floyd, Billie Piper, Crush Jumbo e Roshan Seth.