Dominic Murphy

Ocupação na indústria: Realizador

Nacionalidade: Britânico

Principais trabalhos: White Lightnin’ (2009)Fear in the Dark (1991)

Prémios principais e nomeações: Vencedor do prémio Golden Gateway no Festival de Cinema Internacional de Mumbai, Golden Hitchcock por Melhor Filme em Dinard e Prémio do Júri por Melhor Primeira Longa-Metragem em FantAsia por White Lightnin’ (2009)

Durante os seus 30 anos de experiência em filmes, televisão e anúncios publicitários, Dominic tem trabalhado com uma vasta gama de atores incluindo Brad Pitt, Tom Hardy, e Carrie Fisher. Com uma dimensão tão importante, Dominic tem treinado centenas de não-atores para que estes se liguem às suas emoções e, consequentemente, criem performances autênticas.

Os trabalhos da publicidade de Dominic para a VW, Heinz, Sony, Virgin, Adidas e vários outros ganharam vários prémios, incluíndo dois Leões Dourados em Cannes, um Andy’s Grand Prix e um D&AD lápis.

A fim de trabalhar com os atores de uma forma mais eficaz, Dominic teve formação com o conceituado treinador de método Jack Waltzer, que desenvolveu a sua técnica no Ator's Studio, com os principais professores do Sistema Stanislavsky da América. Este treino revolucionou a relação de trabalho de Dominic com os atores, bem como a forma como ele aborda todo o processo de filmagens.

O seu primeiro trabalho, White Lightnin' (2009), escrito pelo fundador da VICE, Shane Smith, estreou no Sundance Film Festival, e foi exibido nos festivais internacionais de Berlim e Edimburgo tendo sido o vencedor dos prémios de “Melhor Filme”, “Melhor Ator” no IFF de Mumbai, “Melhor Filme” em Dinard e esteve no Top Dez Filmes do Ano de Mark Kermode.

Há dez anos atrás, Dominic começou a ser um praticante assíduo de meditação e da atenção plena. Cedo percebeu que a atenção plena, combinada com as técnicas de atuação de método, poderiam formar uma base poderosa para um processo autêntico de atuação, além de serem uma prática de cura e melhoria da vida para o autodesenvolvimento. No início de 2018, ele começou a lecionar workshops de "Método, Loucura e Consciência".