Asghar Farhadi

Ocupação na indústria: Realizador, Produtor, Argumentista
Nacionalidade: Iraniana
Principais Trabalhos: A Separation (2011), The Salesman (2016), Everybody Knows (2018)
Principais Prémios e Nomeações: Vencedor do Best Foreign Language Film of the Year (2012, 2017)

Asghar Farhadi nasceu em 1972 no Irão. Interessou-se pelo cinema ainda adolescente e iniciou a sua formação em cinematografia na Youth Cinema Society of Esfahan em 1986, onde realizou curtas metragens em filme de 8mm e 16 mm. Licenciou-se em Teatro pela Escola de Artes Dramáticas da Universidade de Teerão em 1998, e, poucos anos depois, realizou o mestrado em Direção de Cena.

Farhadi iniciou a sua carreira como realizador com o filme Dance in the Dust (2003) e um ano mais tarde realizou o filme Beautiful City (2004). O seu terceiro filme, Fireworks Wednesday (2006), recebeu o Hugo de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Chicago de 2006. O seu quarto filme, About Elly (2009), recebeu o Urso de Prata para Melhor Realizador no Festival Internacional de Cinema de Berlim assim como o prémio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Tribeca. Foi também o filme indicado do Irão para o prémio de Melhor Filme Estrangeiro nos Prémios da Academia de 2009.

O seu filme seguinte, A Separation (2011) , tornou-se numa sensação internacional, conquistando aclamação da crítica dentro e fora do Irão, foi galardoado com o Urso de Ouro para Melhor Filme e ganhou também o prémio para Melhor Filme de Língua Estrangeira pela Boston Society of Film Critics, Chicago e Los Angeles Film Critics Association, New York Film Critics Circle, National Board of Review, Globos de Ouro, César Award, Independent Spirit Award, e por fim o Prémio da Academia para Melhor Filme Estrangeiro do Ano, tornando-se no primeiro cineasta iranianoa ganhar um Óscar. O filme mereceu a Asghar a nomeação para Melhor Roteiro Original.

Realizado no Irão, The Salesman (2016) recebeu o prémio de Melhor Argumentista no Festival de Cinema de Cannes e trouxe a Asghar o segundo Óscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

O seu último trabalho, Everybody Knows (2018), filmado em Espanha e em espanhol com um elenco liderado por Javier Bardem e Penélope Cruz, estreou no Festival de Cinema de Cannes desse ano. Foi a sessão de abertura e recebeu grande aclamação.