New Directors | New Films
Team Tips | Equipa de Produção - 23 JUN
23.06.2018

The Mars Generation

10h30 | Cinema Casino

"The Mars Generation" relança a nossa atenção para com um dos mais antigos sonhos da humanidade: a vontade de aterrar na Lua. Seguindo um grupo de jovens adolescentes que estão a ser treinados para serem a primeira geração de sempre a aterrar em Marte, este documentário não só nos dá um privilegiado olhar sobre as mais revolucinárias e actuais tecnologias, como também discute as mais recentes missões da NASA sem que, com isso, perca a sua capacidade de nos fazer pensa (ou sonhar) com o futuro. Incisivo e divertido, "The Mars Generation" é excelente a dar uma perspectiva cronológica à história humana de viagens pelo espaço, a retratar a curiosidade e tenacidade que nos leva a até ela, assim como a possibilidade, cada vez mais real, de um dia virmos a ter de colonizar Marte.

Texto de Maria João

 

Photon

14h00 / 19h00 | Spatium Room (Centro Multimeios)

Descrito habitualmente como um documentário de ficção científica avante-garde, "Photon" apresentamos uma aproximação com laivos distópicos ao futuro. Juntando numa mesma narrativa teorias mundialmente conhecidas com abordagens ainda não experimentadas à história do mundo e a evolução da natureza, embaladas numa belíssima colecção de imagens aqui colada com boas doses de experimentalismo e efeitos de vídeo. Se gostamos de insistir que o tema do festival este ano são as Fronteiras, Photon será, talvez, a sua prova mais pura, circulando por entre diferentes géneros cinematográficos e percepções de realidade, Será, por certo, uma das mais impressionantes e extremas experiências do programa deste ano.

Texto de Patrícia Tavares

 

Grande Prémio Nacional

21h00 | Auditorium (Centro Multimeios)

Nesta que é uma das secções mais recentes do FEST - Festival Novos Realizadores | Novo Cinema, com apenas 2 anos, voltamos a dar destaque às produções nacionais. A curtas-metragens mais badaladas, como é o caso de “Fidalga” de Flávio Ferreira, a muito comentada participante em vários festivais do circuito internacional, ou de “Delphine Imprisoned” de Ricardo Pinto de Magalhães, vencedora da última edição do Curtas Vila do Conde. Mas também a opções não tão óbvias, de cineastas que estejam a dar os seus primeiros passos ou que enveredam por um caminho mais experimental, algo cada vez mais comum dentro do discurso nacional e que tentamos cultivar. Como “The Voyager”, de João Gonzalez, que estará a musicar a curta-metragem ao vivo durante a sua exibição.

Texto de Maria Sá

 

Artigos retirados do Leuk Jornal | Edição 3 | 22 - 23 JUN 2018