A Páscoa está já ao virar da esquina, e se esta quarentena vos está a manter sãos e salvos em casa, então aqui estão algumas ideias de como preencherem o vosso tempo.
Aqui estão as nossas sugestões para a vossa lista de Filmes da Páscoa 2020.
A Última Tentação de Cristo de Martin Scorsese (Canadá/EUA – 1988)
Para todos os que pensam em Scorsese e imediatamente lhes vem à ideia gangsters e condutores de taxias alienados, deviam realmente pensar duas vezes. O mestre Americano tem realmente um sentido espiritual apurado, e não encontrará melhor exemplo dessa sua veia do que neste escandaloso e provocador retrato de Jesus de Nazaré, com Willem Dafoe a oferecer uma das suas maiores performances até à data. Este “Última Tentação de Cristo” é o expoente máximo de um filme de Páscoa.
Está disponível no Amazon Prime!
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=qJKxg4p-Alk
Fire Walk With Me de David Lynch (França/EUA – 1992)
Na semana que celebramos 30 anos desde o lançamento do piloto que lançava a série mais revolucionária da história da televisão, não há como escapar à sugestão de descobrir (ou revisitar) um filme cujo objetivo era pôr um fim a uma obsessão global. O filme poder ter em falta muito do espirituoso humor da série. Invés disso, foca-se na natureza obscura do universo conturbado de Lynch. Spoiler alert: os últimos sete dias da vida de Laura Palmer não vão terminar bem.
O filme está disponível no Amazon Prime.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=I9Ey1FQVIO8
37 Seconds de Hiraki (Japão – 2019)
Se esta Páscoa procuram algo fresco, não precisam de procurar mais. A Netflix acabou de lançar mundialmente a longa-metragem de estreia do artista Japonês Hiraki, “37 Seconds”, que assombrou o Festival Internacional de Berlim em 2019. Esta é uma belíssima peça acerca da viagem sexual e emocional de uma rapariga portadora de uma deficiência, imensamente talentosa. Vai fazê-lo corar e muito mais que isso. É simplesmente imperdível.
Está disponível na Netflix!
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=-jyOHL_zgu4
Como água para chocolate de Alfonso Arau (México – 1992)
Para muitos, a Páscoa é sinónimo de chocolates e doces, portanto porque não ceder à tentação e ver um verdadeiro clássico acerca de amor, luxúria, desejo, cozinha e a Revolução Mexicana. A obra de arte de Alfonso Arau foi uma obra central no renascimento do cinema Mexicano e continua disponível para apreciarmos. Vá lá, tem chocolate por toda a parte, do que mais precisa?
Disponível no Amazon Prime.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=vb2QJvmETL4
A Vida de Brian de Terry Jones
Esta lista não poderia estar completa sem a visão dos Monty Phyton’s acerca da insanidade dos tempos bíblicos e da busca incessante pelo messias. Esta comédia icónica pode não ser exatamente sobre Jesus, mas tem o seu próprio profeta, o mais improvável e mais relutante deles todos, e um “menino muito malcomportado”. Páscoa sem “A Vida de Brian” não é mesmo Páscoa.
Para ver na Amazon Prime!