O quarto dia do FEST manteve toda a gente ocupada com diversas masterclasses e workshops. O destaque do dia, Gael Garcia Bernal, fechou o line-up da melhor forma: uma sala cheia de boa energia. Não obstante, o resto do programa também não deixou ninguém indiferente.
O programa de indústria começou da melhor forma, com Lucy Brown, a mulher por detrás de Thelma & Louise. A fundadora e diretora da Woman in Screen direcionou a sua masterclass para a mulher e a sua representação e papel na indústria cinematográfica.
Polly Duval, a supervisora de pós-produção de filmes como Brooklyn (2015) e Notes on a Scandal (2006), focou a sua sessão na subestimada Pós-produção, como esta é essencial e como pode ser preparada. Destacando que a pós-produção vai muito além da edição, Polly ofereceu diversas dicas e estratégias, assim como o conhecimento adquirido ao longo da sua grande carreira.
Com uma abordagem honesta e apaixonada, Iain Smith veio falar-nos dos altos e baixos da vida de um produtor. O produtor de Mad Max: Fury Road (2015) e Seven Years in Tibet (1997) explorou a sua longa carreira, passando pelo trabalho, responsabilidades e perfil de um produtor, à dedicação e ao respeito com que agarra cada projeto.
No nosso Director’s Hub, tiveram lugar três sessões. A primeira, com Síle Culley, Nicolò Gallio e Valeria Richter, explorou como identificar e conectar com a audiência. Franziska Margarete Hoenisch, Cátia Biscaia e Pedro Cabeleira focaram a sua Round Table na paternidade na indústria cinematográfica e como quebrar o medo e o estigma. Para terminar, a roundtable de Franziska Margarete Hoenisch, Peter Webber e Philippe Grégoire debruçou-se sobre as oportunidades para realizadores num mundo pós-teatral.
Carolina Gonçalves