New Directors | New Films
Programa FEST PRO - Destaques do quarto dia
25.06.2022

Grandes nomes da indústria cinematográfica estiveram presentes no quinto dia do FEST, quarto do programa de indústria, que começou com grandes expectativas por parte dos participantes.

O primeiro orador, Peter Webber, o realizador de Girl with a Pearl Earring (2003) e Hannibal Rising (2007), ofereceu-nos a sua visão sobre o panorama atual da realização de cinema e os principais desafios que
futuros cineastas irão ter.

Barry Brown trouxe-nos excertos de três grandes filmes que editou, Queen of Katwe (2016), Malcolm X (1992) e BLACKkKLANSMAN (2018). Sempre muito direto e honesto, mas sem perder a simpatia característica, Barry explorou a sua carreira, realçando a importância de um editor que sabe como contar uma história. Com a sua paixão por storytelling sempre presente no seu discurso, o editor contou-nos ainda a sua relação com a
edição e como, por vezes, as cenas falam com ele e ditam como devem ser editadas.

Susana Costa Pereira, coordenadora executiva da Creative Europe Desk Portugal, veio dar-nos uma visão geral do atual programa da Creative Europe e a sua direção futura.

A última masterclass foi com o muito esperado Temple Clark, artista de storyboard de dezenas de filmes, desde Harry Potter e a Câmara dos Segredos (2002) a Gravidade (2013) e Cold Mountain (2003). A sua masterclass, extremamente visual, explorou a sua extensa carreira como artista de storyboard e o papel que estas podem ter na máquina cinemática. Com grande foco na sua relação com os realizadores, contou-nos como procura descobrir qual a visão de cada cineasta para a poder clarificar usando as storyboards, um trabalho que exige muita paciência.

O programa de indústria contou ainda com duas sessões de Pitching Forum, nas categorias de Work in Progress e Make It Short.

Carolina Gonçalves