New Directors | New Films
FEST '21 revela a sua seleção de Longas-Metragens
02.09.2021

A um mês do festival, o FEST arranca em setembro com a sua seleção de longas-metragens, desvendando os títulos em competição para o prémio Lince de Ouro, nas categorias de Ficção e Documentário, assim como algumas das Sessões Especiais.

Para começar, The Divide abrirá o festival, após ter surpreendido audiências em Cannes e lá ganhar o prémio Queer Palm. Esta comédia dramática de Catherine Corsini oferece uma perspetiva mordaz sobre o sistema decadente de França, assim como dos protestos Gilets Jeunes.

Já na competição Lince de Ouro, a seleção deste ano é uma das mais ecléticas do FEST, com o aterrador Lamb, da A24, a destacar-se com a história de uma mãe - a incrível Noomi Rapace - que se encontra a criar uma estranha criatura que irá virar a sua vida do avesso. The Civilian, da realizadora Teodora Mihai, é também um dos destaques, pintando um retrato marcante da experiência feminina num México dominado por cartéis. A francesa Adèle Exarchoupoulos (Blue is the Warmest Color) volta à ribalta com Zero Fucks Given, a história de uma hospedeira de bordo a enfrentar o distante e alienante estilo de vida do século XXI. A perspetiva feminina continua em Mighty Flash, um olhar sensorial sobre um grupo de mulheres mais velhas na zona rural de Espanha, à procura de novos propósitos na fase final das suas vidas. Pebbles é a estreia do cineasta indiano P.S. Vinothraj, sobre a viagem de um pai alcoólico agressivo e do seu filho, em busca da sua esposa em fuga. A seleção é completada por Poppy Field e Enforcement, uma dupla que foca o policiamento moderno, explorando a orientação sexual reprimida, o racismo, a xenofobia, e as repercussões da violência dos agentes das forças policiais.

Relativamente à secção de documentários do Lince de Ouro, Dear Future Children é um dos destaques deste ano, tendo anteriormente ganho os prémios do público em Hot Docs e Max Ophuls. O filme analisa a geração mais jovem de hoje, e como eles estão a liderar o caminho no ativismo das alterações climáticas, na luta pelos direitos humanos, e na democracia. No outro extremo do espectro, Last Knights of the Right Side viaja para a Polónia, e o seu movimento de extrema-direita. A fechar a competição está A Way Home, realizado por Karima Saidi, sobre as dores e os prazeres de uma família marcada pelo exílio. Um documentário tocante que acompanha o reencontro entre a cineasta e a sua mãe que sofre de Alzheimer.

Mas estas são apenas as primeiras confirmações do que o FEST 2021 tem em reserva. Fique atento durante as próximas semanas para mais! Garanta o seu passe para o festival aqui.

 

Encontre em baixo a lista completa dos filmes anunciados, e mais informação aqui.

LINCE DE OURO 2021

A Way Home, Karima Saidi, 2020, Bélgica, 90'

Dear Future Children, Franz Böhm, 2021, Alemanha, 89'

Enforcement, Anders Ølholm, Frederik Louis Hviid, 2020, Dinamarca, 108'

Lamb, Valdimar Jóhannsson, 2021, Islândia/Suécia/Polónia, 106'

Last Knights of the Right Side, Michał Edelman, 2020, Polónia, 67'

Mighty Flash, Ainhoa Rodríguez, 2021, Espanha, 98'

Pebbles, P.S. Vinothraj, 2021, Índia, 75'

Poppy Field, Eugen Jebeleanu, 2021, Roménia, 82'

The Civilian, Teodora Mihai, 2021, Bélgica/Roménia/México, 140'

Zero Fucks Given, Julie Lecoustre, Emmanuel Marre, 2021, França/Bélgica, 110'

 

FILME DE ABERTURA

The Divide, Catherine Corsini, 2021, França, 97'