New Directors | New Films
Seleção Longas-Metragens FEST 2020
09.07.2020

A caminho da 16ª edição, o FEST - Festival Novos Realizadores | Novo Cinema continua a desvendar a sua programação de cinema.

A competição internacional, que este ano integra 10 obras de cineastas emergentes , vai decorrer, em simultâneo, em Espinho (Auditório da Junta de Freguesia de Espinho e Cinema Drive-in), no Porto (Cinema Trindade e Casa Comum/ Reitoria da Universidade do Porto) e em Lisboa (Cinema Ideal).

A competição de Lince de Ouro Ficção apresenta sete filmes.

Argélia, 1997, um grupo de jovens raparigas organiza um desfile de moda. É neste cenário de luta contra a opressão que se posiciona Papicha, a primeira obra da francesa Mounia Meddour. Um retrato complexo de uma geração de mulheres forçada a confrontar um patriarcado todo poderoso, estreado mundialmente na secção Un Certain Regard de Cannes.

Estreado também com grande expectativa, Jumbo ambiciona quebrar muitas barreiras. Começa logo pelo tema, ao ficcionar a paixão de uma mulher por um objecto inanimado, continua na estética ambiciosa e estrutura narrativa, que mistura elementos do Realismo Social com o Cinema Fantástico. Um dos grandes triunfos do ano, a colocar Zoé Wittock na lista de cineastas europeus a acompanhar.

Com interpretações de Ben Mendelsohn e o youtubber Toby Wallace, Babyteeth, de Shannon Murph, cria um retrato enternecedor e provocador sobre as diferentes formas de lidar com a doença.

Comédia negra singular, Patrick, de Tim Mielants, apresenta uma panóplia de personagens deliciosas, a habitarem um thriller policial tenso, repleto de twists e transições inesperadas no seio de uma comunidade nudista.

A primeira longa-metragem de Maura Delpero, Maternal, oferece-nos diferentes visões do conceito de maternidade, e obrigando-nos a ponderar o que significa, de facto, ser mãe.

Obra a reinventar o subgénero do cinema de favela, Pacificado, de Paxton Winters, leva-nos pelo dia-a-dia de uma família a viver na favela, num Brasil a braços com a convulsão social, no conturbado período que antecedeu a realização dos jogos olímpicos.

A Dinamarca é frequentemente descrita como um paraíso social, mas o mundo do crime é indiferente às estatísticas e prolifera por toda a parte. Um outro olhar sobre uma das sociedades mais desenvolvidas no mundo, aqui na estreia em longa metragem de Jeannete Nordhal, Wildland.

 

A competir para o Lince de Ouro documentário temos, este ano, três filmes.

O conflito na Ucrânia continua ser uma das maiores incógnitas da cena mundial e um tema central de muito do cinema documental europeu. Em Earth is blue as an orange a cineasta Iryna Tsilyk viaja para a frente de guerra para conhecer uma pequena família que tenta lidar com um dia a dia onde a ameaça é constante.

Viajamos também por questões historicamente constantes em Lovemobil, de Elke Lehrenkrauss, um filme que traça um retrato cru sobre a prostituição de rua na Alemanha contemporânea.

A fechar a lista de estreias em competição temos Meanwhile on Earth, um filme que desmistifica o que se passa por detrás das câmaras de cremação, o dia-a-dia de um coveiro e as conversas dos motoristas de carrinhas funerárias. Contraído com um sentido de humor inquestionável, o trabalho de Carl Olson é um autêntico triunfo do cinema documental, que nos obriga a sorrir com as mais “infelizes” das ocupações profissionais.

 

PROGRAMAÇÃO

FICÇÃO

Babyteeth, Shanon Murphy
Jumbo, Zoé Wittock
Maternal, Maura Delpero
Pacificado, Paxton Winters
Papicha, Mounia Meddour
Patrick, Tim Mielants
Wildland, Jeanette Nordahl

DOCUMENTÁRIO

Lovemobil, Elke Margarete Lehrenkrauss
Meanwhile On Earth, Carl Olsson
The Earth Is Blue as an Orange, Iryna Tsilyk