New Directors | New Films
Imagem Oficial FEST 2022 — "Love", por Temple Clark
23.02.2022

A 18ª edição do FEST - que marca a maioridade do festival - tem como tema a emoção mais transversal da humanidade - o AMOR. De novo em junho, o FEST chega para provar que o amor está em toda a parte e em todas as coisas

É um tema dominante em muitos trabalhos artísticos, como pinturas, esculturas e claro, no cinema, onde é celebrado no seu expoente máximo. Falamos não apenas do amor romântico, mas também de amizade e família. 

Com os nossos corações cheios de amor, recordamos que o FEST está de volta às ruas de Espinho de 20 a 27 de junho de 2022. 

E se Botticelli fosse realizador?

Este foi o ponto de partida para a imagem do FEST 2022, pensada pelo artista Temple Clark. Para perceber o processo criativo, falamos com ele via zoom e revelamos o que aprendemos sobre esta magnifica imagem. 

"A pintura que escolhi foi O Nascimento de Vénus de Sandro Botticelli. A pintura é como Mona Lisa (de Leonardo da Vinci), todos conhecem esta obra, posso refazê-la o quanto quiser e as pessoas ainda vão ver a pintura original"

Depois da decisão sobre a pintura, Temple Clark começou a pensar no trabalho de storyboard. "É um festival de cinema e eu sou um artista especializado em storyboard, senti que precisava refazer a pintura de acordo com o meu trabalho na indústria de cinema. O que eu mais gosto nos filmes é receber o primeiro documento, que mostra o que o diretor pensou e à medida que o filme avança receber também as primeiras indicações do guarda-roupa e os primeiros contributos  do departamento de arte e eu adoro tudo isso".

Automaticamente começou a pensar o que aconteceria se Sandro Botticelli fosse o diretor de um filme "e se o Sandro Botticelli fosse gravar esta cena - vamos imaginar que havia câmaras no Renascimento - ele filmar e a filmar a cena do nascimento de Vénus, a mulher na concha, os anjos a soprar flores e outra mulher no lençol - este foi o cenário". E daí apenas imaginou que estava a trabalhar no storyboard dessa mesma cena com esse mesmo diretor "eu falei com o diretor para saber como faríamos isto acontecer, as posições da câmara"...

E foi assim que chegamos à readaptação do Nascimento de Vénus, "um quadro de trabalho, incluindo os movimentos da câmara e os ‘storyboards’ para essa cena! Desgastada com o tempo, pintada, marcada, grafitada, como os antigos murais romanos. Essa foi a ideia!”.

Junte-se a nós no FEST de 20 a 27 de junho!

Descobre mais sobre o trabalho de Temple Clark e os filmes em que trabalhou aqui.

Registo para acreditações para a 18ª edição do FEST - já aberto!