New Directors | New Films
FEST Surf
22.06.2017

Surfar durante o dia, ver filmes à noite – se esta ideia vos atrai, vieram ao lugar certo: o Surf Pro Espinho regressou à cidade para a edição de 2017, juntando-se ao FEST numa colaboração que vai certamente criar muitas ondas!

 Organizado pelo Espinho Surfing Destination, o Surf Pro Espinho destina-se a popularizar o desporto e ao mesmo tempo assinalar a importância da cidade no contexto mundial do surf, trazendo os mais promissores campeões do desporto às nossas praias. O evento encontra-se estruturado em três competições – o campeonato masculino, feminino e infantil – e atribuirá os prémios masculino e feminino de forma igualitária, tornando este evento pioneiro entre as competições desportivas: o único outro torneio a fazê-lo é Wimbledon.

 Então já sabemos tudo sobre o campeonato de surf, mas o que dizer dos filmes? Quer estejas a fazer uma pausa no surf, quer prefiras ver o desporto na televisão a partir do conforto do teu sofá, o FEST traz uma seleção de filmes sobre surf para serem vistos na praia! Muito dificilmente isto pode ficar mais acolhedor. 

 Ao longo de quatro sessões, o nosso programa de filmes leva-o a surfar nos EUA... e mesmo além. Vindo da Austrália, The Man And The Sea é uma curta mas lírica reflexão sobre o estilo de vida e a filosofia por detrás do surf, dando mais importância à relação com a natureza e com os seres vivos do que às grandes ondas. Semelhantemente, Bruce Gold – Last of the Great Surfing Hippes” fala-nos sobre a liberdade de escolher o surf como a única alternativa de vida, com a grande lenda do surf, Bruce Gold, a afirmar que “é difícil ser um pedinte, mas existem sempre vantagens”.

Geralmente, os filmes do FEST Surf alongam-se além das perceções comuns, concedendo mais profundidade a um desporto que por vezes é desprezado. Encontramos esta filosofia também em “The Fisherman’s Son, sobre um pai e um filho chilenos, cuja história é contada a partir da forte relação entre ambos, assim como o forte vínculo ao mar. Este elo de ligação possui tanto de físico como de emocional; a sua conexão com a pesca, com o mergulho, com o surf.

 Da mesma maneira, Heather Hudson, na sua sequência do filme de 2009, “The Women and the Waves 2”, retrata os aspetos mais íntimos de ser uma mulher surfista. Enquanto que o primeiro documentário se revela uma celebração das mulheres surfistas, este possui um tom mais introspetivo, incidindo na teia de amizades e entreajuda que são criados no surf.

 Portanto, quer sejas um aventureiro ou simplesmente um treinador de bancada, vem ter connosco à praia e prepara-te para uma experiência inesquecível!

 

Chiara Puntil