Pitching Forum
Fest - Pitching Forum 2017: uma retrospectiva
07.02.2018

A edição de 2017 do FEST – Pitching Forum foi a mais bem sucedida até à data. Contámos com cerca de 200 inscrições vindas dos quatro cantos do mundo, das quais foram selecionados 28 projetos.

O painel de produtores contou alguns dos melhores nomes da indústria portuguesa e internacional. Passaram por Espinho as produtoras portuguesas David e Golias, Cinemate, Farol de Ideias, Ukbar Filmes, Costa do Castelo, Cimbalino Filmes, Filmógrafo, Periferia Filmes, Optec, Jump Willy e Wondr, assim como a distribuidora NOS Lusomundo Audiovisuais , o ICA e a Creative Europe Portugal.

 

Foi emocionante ver os participantes a trocar ideias e cartões também com os produtores internacionais que se fizeram representar, entre eles Paul Miller, Jen Gatien, Jennifer Parker, Marek Novák e as empresas internacionalmente reconhecidas de pós-produção de filmes Envy, Goldcrest e Halo.
Tivemos até a visita surpresa da grande Melissa Leo, que veio apoiar os nossos participantes.

Após três dias de treino e dois dias de pitching intenso, foram destacados nove projetos.
Na sessão de Curta-Metragem, o Prémio Goldcrest Films, um prémio de Pós-produção, foi atribuído a “Later Aphrodites” de Dimitra Stavropoulos (GRC); a Bolsa FEST Film Lab foi para “The Hunt” de Sholeh Zahrael e Kamil Saldun (CYP) e o Prémio de Mentoria foi para “Relax” de Maria Golos (POL).

Na sessão de Documentário, Prémio ENVY Post Production foi para “Nijole” de Maria Cecilia Reyes e Sandro Bozzolo (LTU/ITA/COL); a Bolsa FEST Film Lab foi para “Santacana” de Daniel Fernandez-Cañadas (ESP); e o Prémio de Mentoria foi atribuído a “Positive Racism" de Amal Al Agroobi (ARE).

Nas longas metragens, foi atribuído o Prémio HALO Post Production a “Farha” de Darin J. Sallam (JOR); a Bolsa FEST Film Lab foi para “Babette” de Franziska Margarete Hoenisch (DEU/POL); e o Prémio de Mentoria para “Vasil” de Avelina Prat (ESP).