New Directors | New Films
Fest chega ao Porto
03.08.2020

Casa Comum da Reitoria da U.Porto e Cinema Trindade recebem sessões do festival.

 

Foi com as sessões infanto-juvenis que arrancou o segundo dia de FEST- Festival Novos Realizadores| Novo Cinema. O FESTinha que este ano se fica apenas pelas sessões em sala, exibiu Asteroid Season; Butterfly; Tobi and the Turbobus; The Kite; Apple Tree Man; Good Heart; Familiars.

Na secção Flavours of The World, que nesta edição se dedica a olhar o cinema letão, começamos por entrar no olhar deAik Karapetian com a longa People Out There, seguida pela primeira sessão NEXXT, a secção que apresenta obras provenientes de escolas nacionais e internacionais, de institutos de cinema e artes audiovisuais. Nesta mostra, o público teve a possibilidade de assistir a No Harm Done; The Celluloid Woman; A Brand New TV; As we are; I see in the Dark.

Competição maior do festival, o Lince de Ouro contou com sessão dupla e a apresentação de Meanwhile on Earth de Carl Olsson e The Earth is Blue as an Orange de Iryna Tsilyk, duas das obras documentais a concurso.

Num ano em que, pela primeira vez, o FEST sai de Espinho, na Casa Comum / Reitoria da U.Porto o público pode assistir a algumas das obras candidatas ao prémio Lince de Prata, tais como as curtas de ficção Nothing to See Here; Erva Daninha; The Rudeness of a German; All the Fires the Fire; Feu Soleilas curtas de documentário Superheroes Without Superpowers; All Cats are Grey in the Dark; Black Lagoon; The Vibrant Village; The Golden Buttons; Ascona; e as curtas de animação The Coin; Acid Rain; (In)dividual; Why Slugs Have no Legs; Daughter; Story.

Durante a parte final do segundo dia do festival foi possível ainda assistir à longa-metragem Pacificado, de Paxton Winters, uma obra rodada na favela brasileira.

Outra das novidades, o cinema Drive-in, arrancou com a primeira sessão de comédia e terror. Force Majeure de Ruben Östlund e The Corpse of Anna Fritz de Héctor Hernández Vicens, foram as obras mostradas.