Uma das grandes novidades desta 18ª edição do FEST foi a dinâmica do Sound and Music Hub, em parceria com a Sound Particles e a Academia de Música de Espinho, e com o apoio do Festival International Music e Cinema Marseille.
Durante dois dias, os cineastas participantes do FEST 2022, puderam dedicar-se inteiramente ao mundo do som, com palestras, round tables e case studies, de profissionais do setor de grande prestígio.
Os grandes cabeças de cartaz foram Mark Ulano, veterano misturador de som, nomeado para dois Óscares e com uma parceria de 25 anos com Quentin Tarantino, Will Files, designer de som e supervisor de edição em Stranger Things e The Batman, e a dupla Nina Hartstone e John Warhurst, vencedores de Oscars pelo seu trabalho na edição de som de Bohemian Rhapsody.
O tema que permeou todas as sessões foi a importância da colaboração entre o realizador e a sua equipa de som, tanto no que toca à edição e à mistura, como em relação à banda sonora. Afinal, o som e a música são um fator crucial no storytelling e podem transformar por completo um filme.
“Em França, o compositor é um de três autores de um filme, juntamente com o realizador e o guionista,” disse Rémi Boubal, um importante compositor francês, que dividiu a sua palestra com a realizadora e parceira de trabalho Camille Lugan.
Também Will Files fez questão de sublinhar a importância narrativa do som, exemplificando como os sons diegéticos podem intercalar-se com a banda sonora para criar uma atmosfera incrivelmente íntima e poderosa no cinema. Esta simbiose entre o design de som e a música ganha proporções ainda mais claras nos trabalhos de Nina Harstone e John Warhust, que se dedicam quase por exclusivo aos filmes musicais, e trouxeram ao FEST uma apresentação fascinante do processo técnico por detrás dos seus trabalhos, com especial atenção para a captura de som.
Um dos softwares a que Nina e John recorrem nos seus filmes é o parceiro do FEST nesta iniciativa, o Sound Particles. O CEO da empresa, Nuno Fonseca, contribuiu para o Sound and Music Hub com a sua própria sessão sobre os diferentes formatos e tecnologias de som usados no cinema, assim como com um workshop dedicado inteiramente ao software de som 3D da Sound Particles.
Lee Herrick, Polly Duval, Salomé Limón, Patrushka Mierzwat e Cyrille Aufort participaram também nesta nova experiência proporcionada pelo FEST com diferentes painéis, incluindo um sobre o papel da mulher no mundo do som.
Francisca Tinoco