Training Ground
Escultor da máscara do Darth Vader vem ao FEST – Training Ground
07.03.2017

É com muito gosto que o FEST confirma a presença de Brian Muir na edição do Training Ground de 2017.

 

Brian Ian Muir, um dos escultores e artistas mais respeitados da indústria cinematográfica - o homem que deu vida à máscara de Darth Vader de Star Wars - trabalha em cinema há mais de 48 anos.

Em 1968, quando tinha 16 anos, começou os seus quatro anos como aprendiz de escultor / modelador nos Elstree Film Studios. Depois de concluir estes quatro anos, Brian não continuou na indústria. Aperfeiçoou as suas habilidades trabalhando em diversos locais em Londres, como a Royal Coat of Arms para a o Crown Court, sendo-lhe atribuída uma condecoração Stock Exchange (dada pela Rainha).

 

 Em 1976, pediram-lhe que regressasse aos Elstree Studios para trabalhar na saga Star Wars e esculpir a famosa e infame máscara de Darth Vader. Dentro deste universo, também esculpiu a armadura dos Storm Troopers, o Death Star Droid e trabalhou em detalhes finais da personagem C3PO.

 

 

 

Durante a sua extensiva carreira na indústria cinematográfica, Muir trabalhou em mais de 70 filmes como “Alien”; em vários filmes 007, tais como “The Spy Who Loved Me” e “Octopussy”; “Raiders of the Lost Ark”; “Excalibur”; os filmes de Tim Burton “Planet of the Apes” e “Sleepy Hollow”; “Lara Croft: Tomb Raider”; o filme de culto “The Princess Bride” e mais recentemente em filmes como “Harry Potter and the Order of the Phoenix”, “Snow White and the Huntsman”, “Anna Karenina”, “Guardians of the Galaxy” e “Rogue One”.

 

Quando Muir se apercebeu que havia um interesse e curiosidade enormes por Star Wars e em muitos dos maiores filmes nos quais trabalhou, escreveu a sua autobiografia “In the Shadow of Vader”, livro muito bem recebido e actualmente na sua 3ª edição. Recentemente publicou a segunda e última parte da sua biografia “Beyond the Shadow”, também um favorito dos fãs.

 

Esta será uma oportunidade única para os participantes do Training Ground aprenderem sobre escultura e trabalho com escultores, com um dos artistas mais venerados nesta arte.

 

Brian Muir junta-se a outros grandes nomes já anunciados para o Training Ground: Gareth Wiley (produtor de Vicky Christina Barcelona), Paul Miller (produtor de Prozac Nation), Eddy Joseph (editor de som de Corpse Bride), Scandar Copti (realizador de Ajami), Guillermo Garcia Ramos (argumentista de Maquis).