No FEST procuramos olhar para o universo cinematográfico como uma série de pontos espalhados pelo planeta, em constante necessidade de conexão. A nossa programação cinematográfica expressou sempre essa vontade e necessidade, uma missão que exige uma adaptação contínua à agenda atual, uma antecipação de tendências e requisitos futuros, bem como uma sensibilidade aos grandes eventos por todo o mundo.
Assim que a guerra deflagrou na Ucrânia, uma imagem destacou-se imediatamente nas nossas mentes: aquela cena única da obra-prima de Sergei Eisenstein de 1925, “Battleship Potemkin”, na qual os cidadãos de Odesa revoltaram-se contra a Rússia czarista onde agora, os seus passos estão imortalizados.
Como a cidade de Odesa está novamente no centro do conflito com o seu poderoso vizinho oriental, nós, como deveríamos, conectamos os pontos mais uma vez e abraçamos o Festival de Cinema de Odesa como a nossa própria missão. Em 2022, a nossa secção Be Kind Rewind é totalmente dedicada ao evento ucraniano, uma plataforma de exibição vital para o cinema ucraniano, que acompanhamos de perto desde a sua criação em 2010. Com isso em mente, os nossos colegas ucranianos desenvolveram um programa que inclui alguns dos vencedores ucranianos num passado recente.
Esta extensão do Festival de Cinema de Odesa em Portugal inclui alguns grandes sucessos internacionais da cinematografia da região, como a impressionante estreia de Kateryna Hornostay “Stop-Zemlya”, um olhar sobre a natureza impaciente da juventude ucraniana; “Atlantis”, de Valentyn Vasianovych, uma visão pós-apocalíptica de um país devastado e desgastado filmado na cidade agora em ruínas de Mariupol; ou “Blindfold”, de Taras Dron, a história de uma mulher que tenta reconstruir a sua vida após a morte do seu namorado na área frontal de Donbass.
O formato de curta-metragem não foi desconsiderado neste programa, complementamos uma exibição adicional de curtas-metragens premiadas que inclui um dos títulos mais quentes do ano, “Dad's Sneakers” de Olga Zhurba, e “The Secret, the Girl and the Boy ” por Oksana Kazymіna, entre muitos outros.
Estamos muito satisfeitos por poder estender a mão a um festival de cinema num momento tão turbulento, na esperança de que Odesa em breve, e mais uma vez, seja famosa acima de tudo pelo seu papel vital na história do cinema.
Be Kind Rewind - 2022 Programa - Extensão Odesa Film Festival: