New Directors | New Films
Dan Laustsen e Iain Smith são as novas confirmações do FEST PRO 2022!
27.04.2022

Entre os dias 21 e 26 de junho, o diretor de fotografia nomeado para um Óscar, Dan Laustsen e o produtor Iain Smith, condecorado com a Ordem do Império Britânico, enriquecerão o painel do FEST PRO 2022! Os dois especialistas farão considerações importantes sobre fotografia e produção na indústria cinematográfica.

Dan e Iain irão alinhar-se com os outros nomes já anunciados - Temple Clark, Tomas Eskilsson e Michał Łuka, especialistas em storyboard, no futuro do financiamento público e em cinematografia de ponta e à editora Juliette Welfling e a Polly Duval, supervisora de pós-produção.

Dan Laustsen é um diretor de fotografia nomeado para um Óscar, com mais de 60 produções internacionais no seu nome. Recebeu inúmeros prémios pelo seu trabalho nas longas-metragens, filmes de televisão e documentários.

Os diversos sucessos de Laustsen no cinema e na televisão incluem duas nomeações para um Oscar, devido ao seu trabalho com o diretor Guillermo Del Toro em Nightmare Alley e The Shape of Water, após as suas colaborações anteriores em Mimic e Crimson Peak.

Laustsen também recebeu muitos elogios na série Lionsgate, John Wick: Chapter 2 e John Wick: Parabellum, realizado por Chad Stahelski e protagonizado por Keanu Reeves. Outros trabalhos notáveis incluem The Brotherhood of the Wolf, The League of Extraordinary Gentlemen, Silent Hill, Solomon Kane, Nomad: The Warrior, Running Free e I Am Dina.

Iain Smith, que recentemente produziu o aclamado  Mad Max: Fury Road, dirigido por George Miller, Children of Men, de Alfonso Cuarón, The Fountain de Darren Aronofsky e Cold Mountain de Anthony Minghella, e muitos outros, criou a sua própria produtora em parceria com Jon Schorstein e produziu anúncios de televisão, documentários, longas-metragens infantis e dramas de baixo orçamento. Em 1978, foi o gerente de produção de Deathwatch, de Bertrand Tavernier, protagonizadopor Romy Schneider e Harvey Keitel.

Em 2005, foi premiado com um BAFTA para Outstanding Achievement in Film e foi condecorado com a Ordem do Império Britânico pela Rainha na Lista de Honras de Ano Novo de 2008 por serviços ao cinema.

Atualmente, Iain Smith é proprietário da London Film School, presidente do Film Skills Council e diretor da Children's Film and Television Foundation. Também é presidente do Conselho de Treino da Indústria Cinematográfica do Reino Unido e presidente do Festival Internacional de Cinema de Edimburgo.