Na passada sexta-feira, dia 29 de Março, o FEST esteve na Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida, à conversa com os alunos, para apresentar a 4ª edição do concurso “Curt.as.Fitas” cujo objectivo é envolver os alunos da escola na criação de uma curta metragem de raiz.
O projeto co-coordenado pela professora Isabel Ribeiro, segundo a mesma indica, tem se revelado um sucesso. A professora do agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida revela que “os alunos estão cada vez mais motivados” e adivinha um futuro promissor sendo que esta é uma parceria “que tem vindo a crescer e que tem espaço para evoluir”.
Respondendo a 4 temas principais: “A longa batalha entre Espinho e o Mar”, “O estádio municipal do Espinho”, “A vida de Amadeo de Souza Cardoso” e “Os 15 anos do FEST”, esta oficina desafia os mais jovens habitantes da cidade a desenvolverem um filme desde a base do argumento até à filmagem e montagem do mesmo. Dos temas propostos aquele que suscitou maior interesse entre os alunos foi o Estádio do Espinho e a sua simbologia para a cidade.
Foi com um enorme “sentido de missão” que Fernando Vasquez, diretor de programação do festival, orientou os alunos. Para Fernando, a iniciativa do Curt.as.Fitas é uma exposição “absolutamente essencial para eles (alunos) ganharem as capacidades necessárias para enfrentarem o mundo tal como ele é”. Tendo em conta que “cada vez mais as crianças vivem numa bolha”, este tipo de iniciativas “obriga-os a romper com essa bolha e a exporem-se por si só”. Com a exposição das ideias dos alunos, Fernando admitiu que tem “enormes expectativas” para a edição deste ano.
Carolina, aluna do curso de artes visuais, confessou que não estava a par da iniciativa. “Na verdade eu não sabia destes projetos.” Mas revelou, “quando escolhi o curso de artes visuais sempre tive interesse nesta área e na área do cinema mas nunca tive muita ligação com estes projetos e assim, a proposta da nossa professora também me ajudou a ter mais curiosidade e a querer realmente este projeto.”.
Eunice, a sua colega de trabalho, não deixa que a área que escolheu a determine e admite: “Não sei se será mesmo uma carreira mas eu, apesar de ser uma aluna de ciências gosto muito da área das artes e ponderaria essa opção.”
As alunas esperam levar desta experiência boas memórias e um maior entendimento da área do cinema revelando que o que importa “No fundo é a experiência e é aprender alguma coisa porque tudo nos ensina algo”.
Com esta ação, o FEST pretende criar novos hábitos de consumo, ao mesmo tempo que promove o interesse das crianças por novas áreas e possibilidades de carreira, contribuindo assim para uma formação mais diversificada e plural.
Todos os participantes vão receber uma acreditação FEST Cinephile (que dá acesso a todas as sessões de cinema do festival) e os vencedores serão premiados com uma acreditação FEST – Talent, podendo, assim, participar nas masterclasses e workshops do evento.
Além disto, os alunos vão ter a oportunidade de ver os seus filmes incluídos no programa oficial da 15ª edição do FEST, que terá lugar de 24 de Junho a 1 de Julho de 2019.