Pitching Forum
7 Passos Para um Film Pitch Perfeito
17.06.2021

Tens uma história incrível para contar?

Desejas partilhá-la com o mundo, mas não sabes exatamente como? O caminho para lá chegar é longo e bastante complicado, especialmente se ainda és um principiante na indústria do cinema. Mas nós podemos ajudar.

Pitching é muitas vezes visto como uma arte – uma arte que tens a possibilidade de dominar, como qualquer outra. Pitching, na indústria do cinema, passa pela tentativa de um realizador, na maior parte das vezes também escritor, convencer executivos, produtores e investidores, de forma a fazer com que estes “comprem” a sua ideia.

Porque aqui no FEST – Pitching Forum não acreditamos na expressão “demasiado preparado”, estabelecemos 7 pontos simples com o propósito de ajudar a criar o pitch perfeito.

 

  1. Pesquisa, pesquisa, pesquisa!

O primeiro passo para teres um bom pitch é perceber sempre qual dos profissonais da indústria se adequa melhor ao teu projeto. Sendo assim, pesquisar investidores específicos antes do pitching é uma parte crucial da preparação. O principal objetivo é descobrir quem pode estar mais interessado na tua ideia.

Para além disso, pesquisar pode ajudar o teu pitch fazendo com que este decorra calmamente. Será possivel começar uma conversa de uma forma bastante mais natural, começando por colocar questões específicas acerca dos trabalhos anteriores dos possíveis interessados.

 

  1. Reúne filmes semelhantes

Filmes semelhantes são filmes que se possam relacionar com o teu trabalho, em termos de conceito, marketing e – no futuro – sucesso. Isso não implica que também se comparem ao teu a nível criativo: pitching para potenciais investidores é diferente de pitching para realizadores que estejam abertos ao mesmo tipo de temas. Por isso, deves apresentar o teu projeto como se se tratasse negócio.

Tenta começar por reunir pelo menos 5 a 10 filmes semelhantes. Sê realista: é muito difícil convencer alguém de que o teu filme vai atingir um nível de sucesso como “Avengers”. Se és um realizador independente, talvez pudesses ler mais sobre como “Short Term 12” foi feito; se és um candidato na área do documentário, tenta ler sobre “The Painter and the Thief”.

Escolhe filmes recentes que o teu projeto seja capaz de recriar a nível de sucesso.

 

  1. Encontra as pessoas certas

Se tens alguém de renome na tua equipa, ou já possuis uma rede razoável de contactos, vais ter bastantes mais hipóteses de concretizar um pitch meeting.

No caso de não teres conhecimentos na área, tenta arranjar um ator/director que possa trazer alguma credibilidade ao projecto; ao fazer isto já provas que és capaz e qualificado o suficiente para dar seguimento às tuas ideias.

Lembra-te, ninguém vai querer ser o primeiro a entrar num projeto apenas baseado em ideias, o que todos procuram é apostar num trabalho que tenha pernas para andar.

 

  1. Apresenta uma prova de conceito

Uma prova de conceito corresponde a uma curta-metragem que serve para provar o que és capaz de criar com os recursos que tens e que, se for bem realizada, revela aos potenciais investidores o futuro aspeto do teu filme. Apresentar uma prova de conceito pode ser uma boa estratégia para prender o interesse de investidores, produtores ou executivos. Muitas obras célebres começaram como prova de conceito e, só mais tarde, foram transformados em filmes.

 

  1. Prepara os teus materiais para o pitch

Segundo os profissionais da indústria, estes são os materiais mais importantes para solidificar o teu pitch:

  • Cópia do guião
  • Sinopse
  • Logline
  • Guia do projeto
  • Lookbook
  • Biosda equipa (produtor, diretor, etc.)
  • Financiamentos arrecadados
  • Orçamento
  • Elenco
  • Diretor
  • Informações para contacto

 

  1. Sê cativante

Durante o teu pitch é óbvio que possas estar nervoso, mas sê sempre o mais cativante possível. É crucial!

Queres que as pessoas tenham vontade de trabalhar contigo. Então, quando não souberes como agir, mostra entusiasmo e tenta transmitir a tua paixão pelo projeto.

                                                                                                             

  1. Dá seguimento ao contacto

Uma pequena empresa pode demorar 3 a 4 semanas a ler o teu guião; enquanto uma empresa maior pode demorar até 6 meses. Se queres obter respostas, diz simplesmente “Adorávamos ter uma resposta até determinada data, sendo que temos já algumas propostas.”– assim terás mais hipóteses de obter resposta.

Não esqueças de os manter informados sobre a tua carreira ou sobre os teus próximos projetos e, mais ainda, mantem-te sempre educado, um “não” vindo da indústria cinematográfica não representa o fim.

 

***

 

Esperamos que as dicas que fornecemos te tenham dado um melhor entendimento do que é film pitching e de como fazé-lo bem. Agora, não te esqueças de treinar, ensaiar e treinar outra vez!

FEST – Pitching Forum está à procura de submissões de projetos. Não percas esta oportunidade de descobrir os melhores financiamentos e/ou parceiros de co-produção.

Candidata-te agora!