O FEST fecha o #pridemonth com um flashback de algumas das últimas longas LGBTQ+ que passaram pelo nosso festival.
Durante os últimos anos, o cinema LGBTQ+ ganhou mais reconhecimento, apresentando filmes de grande qualidade e premiando em várias categorias os seus realizadores. Alguns exemplos de séries televisivas são Pose (2018), Euphoria (2019) e Special (2019); no que diz respeito a filmes, existe uma panóplia de opções, algumas das quais foram apresentadas durante as últimas edições do FEST - New Directors | New Films Festival. Assim, ao criarmos a nossa lista, decidimos escolher filmes que representassem as várias facetas da comunidade LGBTQ+.
Aqui estão 5 filmes LGBTQ+ que, nos últimos tempos, impressionaram o público do FEST.
É véspera de Natal e Sin-Dee está de volta, depois de algum tempo passado na prisão. Ao saber que, durante o tempo que esteve presa, o seu namorado não tem sido fiel ela e a sua melhor amiga, Alexandra, embarcam numa missão para chegar ao fundo do escandaloso rumor. Durante a sua viagem, são levadas a procurar respostas através das várias subculturas de Los Angeles, chegando a conhecer uma família arménia que lida com as repercussões da sua própria história de infidelidade.
Sean Baker é conhecido por mostrar, através de detalhes íntimos, mundos raramente apresentados em filme. Tangerine não é exceção, apresentando-se como um filme com traços extremamente característicos do realizador, este é repleto de humor e sentimento. Uma versão moderna de um conto de Natal único, contado nas ruas de Los Angeles.
📎 Tangerine foi apresentado no FEST em 2016.
As You Are apresenta a sua história através de numa série de memórias distintas. Enquanto audiência, testemunhamos perspectivas alternadas na relação entre três adolescentes: Jack, Mark, e Sarah. Ligados pela sua aversão à cultura que os rodeia, Jack e Mark exploram os limites da amizade e do amor. Os dois rapazes lutam para entender e aceitar emoções complexas que são postas em causa pela desaprovação de todos à sua volta.
As You Are, uma nova e interessante visão de uma história coming-of-age, é a estreia do realizador Miles Joris-Peyrafitte, no campo da longa-metragem.
📎 As You Are foi apresentado no FEST em 2017.
Mia é uma adolescente introvertida que, ao mudar-se para uma nova cidade, é confrontada com algumas mudanças para as quais não esta preparada. O seu corpo começa a mudar de forma radial, e apesar de tentativas desesperadas para parar o processo, Mia é forçada a aceitar a sua verdadeira natureza. Blue My Mind oferece à audiência um final de impactante, tanto visualmente como emocionalmente.
Este filme apresenta uma história bastante complexa, usando uma narrativa que pode se caracteriza como extremamente estruturada e sucinta. Enquanto são explorados alguns dos mais importantes dilemas, tais como identidade, liberdade e aceitação, encontramos, ao mesmo tempo, uma análise de elementos muito específicos do panorama adolescente.
Esta é a primeira longa-metragem de Lisa Bruhlmanns; o enredo é uma metáfora perfeita para o processo de coming-of-age.
📎 Blue My Mind was exhibited at FEST in 2018.
Touko Laaksonen, um oficial condecorado, regressa a casa depois de terminar o seu serviço na Segunda Guerra Mundial; mas a vida na Finlândia, mesmo durante o tempo de acalmia, revela-se demasiado parecida com a guerra. Helsínquia está a passar um período de agressiva perseguição homofóbica; todos os homens passam a ser fortemente pressionados a casar com mulheres e a ter filhos. Touko encontra refúgio dessa realidade na sua arte, desenhos homoeróticos de homens fardados e musculados.
O seu trabalho - tornado famoso pela assinatura "Tom Of Finland" – transformou-se num ícone para uma geração de homossexuais, e alimentou, com determinação e paixão, a revolução gay.
📎 Tom Of Finland foi apresentado FEST em 2017.
Pablo decide voltar à casa da sua família, fora da Cidade da Guatemala, onde todos esperam ansiosamente pelo seu regresso. Mas as notícias que ele traz não agradam aos seus parentes. Pablo apaixonou-se por um homem, Francisco, que o faz sentir-se feliz, aceite e livre. Ao admitir isto, está a pôr em questão todos os valores tradicionais que sempre guiaram a sua família. Colocando a sua fé acima de tudo, os seus parentes acreditam que o podem 'curar' e, com a ajuda da comunidade ultrarreligiosa a que pertencem, fazem tudo para recuperar o seu filho pródigo, custe o que custar.
Em Tremors, a sua segunda longa-metragem, Jayro Bustamante usa um estilo cinematográfico consistente, a fim de descrever de melhor maneira possível a força de vontade que é necessário alguém ter para conseguir romper com o estabelecido pela sociedade e, finalmente, encontrar e aceitar a sua verdadeira identidade.
📎 Tremors foi apresentado no FEST em 2019.
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Esperamos que tenham gostado das nossas sugestões! Fiquem atentos ao nosso Programa de Cinema deste ano. Temos algumas surpresas à nossa espera!