O FEST começa hoje a desvendar o seu programa de cinema para a edição de 2020.
Um ciclo de cinema de humor e de género a decorrer em formato drive-in e um destaque na cinematografia de Quentin Dupieux e Aik Karapetian são os primeiros avanços.
Mais conhecido pela sua carreira musical enquanto Mr. Oizo (nome fundamental do french touch), Quentin Dupieux tem conquistado, ao longo da sua faceta como cineasta, um lugar cimeiro numa lista de nomes de contra-vaga do cinema francês.
Dupieux é hoje um cineasta de culto, com uma série de comédias surreais sobre personagens ímpares. Tendo como arma fundamental o humor negro, a sua filmografia desenha um espaço onde o absurdo se conjuga com uma estética única, resultando numa experiência verdadeiramente original, essencial e que rapidamente se está a transformar num género por si só.
Este ano a secção do Be Kind Rewind fará um especial destaque às obras do cineasta, com a exibição de Reality, a história de um actor que procura incessantemente pelo grito mais genuíno da história do cinema, e o seu mais recente filme Deerskin.
Na edição 2020, o Flavours of The World vai centrar atenções num dos países mais desconhecidos do panorama cinematográfico Europeu: a Letónia. Apesar da já longa tradição na sétima arte, o cinema letão não tem sido capaz de captar tanto interesse e devoção como outros exemplos na região do Báltico. Um facto que muda com o surgimento de uma nova geração de cineastas que ameaça tornar-se num caso sério de sucesso. A encabeçar a lista, Aik Karapetian, cuja mistura entre realismo social e cinema de género têm vindo a revelar-se um cocktail irresistível para o circuito internacional de festivais de cinema. O FEST exibirá a sua primeira longa-metragem People Out There e aquela que é considerada a sua obra-prima até à data Man With the Orange Jacket. Este ciclo dedicado ao novo cinema letão exibirá também obras recentes de artistas emergentes como Signe Birkova, Kristiāna Šuksta e Kārlis Vītols.
A grande novidade deste ano é a realização de uma sala de cinema em formato drive-in em Espinho. Divido entre a comédia e o cinema de género, no campo do humor destacamos a Force Majeure, do multi-galardoado cineasta sueco Ruben Ostlund, e Woman at War, do islandês Benedict Erlingsoon.
Mas há mais! Se é apreciador de filmes de terror, prepare-se para as nossas Midnight Screenings, com destaque para a estreia nacional de Increadably Shrinking Weekend de Jon Mikel Caballero e ainda para o notável filme Revenge, de Coralie Fargeat. Para além das longas-metragens, terão ainda lugar duas sessões de curtas, com destaque para o multigalardoado Souls of Totality de Richard Raymond, e A Estranha Casa da Bruma de português Guilherme Daniel.
PROGRAMAÇÃO
DRIVE-IN & MIDNIGHT SESSIONS
Longas-metragens
Force Majeure, Ruben Östlund
Revenge, Coralie Fargeat
The Corpse of Anna Fritz, Hèctor Hernández Vicens
The Incredible Shrinking Wknd, Jon Mikel Caballero
Woman at War, Benedikt Erlingsson
Curtas-metragens
Attachment, Kasia Babicz
A Estranha Casa na Bruma, Guilherme Daniel
Bottleneck, Måns Berthas
Goodbye Barbara, Mariel García Spooner
HEN, Janna Kemperman
Homemade, Zulma Rouge
I'll End Up in Jail, Alexandre Dostie
Idols Never Die, Jerome Yoo
Into The Night, Sergiu Zorger
Jackpot, Cristian Casado, Dennis Gleiss
Limbo, Daniel Viqueira
Mata, Fábio Rebelo
Nausea, Thomas Webber
Night Shift, David Dybeck
No Filter, Manu Montejo
Offbeat, Myrte Ouwerkerk
Ramen, Rubén Seca
Souls of Totality, Richard Raymond
Spandex - a tight story about masculinity, Michael Kunov
The Bris Of Michael Moshe Solomon, Coral Amiga
The Plunge, Simon Ryninks
The Travelers, Davi Mello
Them, Robin Lochmann
FOW
Longas-metragens
People Out There, Aik Karapetian
The Man in the Orange Jacket, Aik Karapetian
Curtas-metragens
Discreet, Žulijennuhums Amadu Kuļibaļi
Enlightenment, Kristiāna Šuksta
He Was Called Chaos Bērziņš, Signe Birkova
Still Life, Anna Ansone
The End, Kārlis Vītols
BE KIND REWIND
Deerskin, Quentin Dupieux
Reality, Quentin Dupieux