New Directors | New Films
Seleção FEST 2020 - Linces de Prata e Grande Prémio Nacional
15.07.2020

Os concorrentes aos Linces de Prata e ao Grande Prémio Nacional são revelados hoje, com 70 curtas-metragens a chegar aos ecrãs!

A ficção, o documentário, a animação e o cinema experimental não-narrativo voltam a assumir todo o destaque da competição internacional de curtas do FEST.

A destacar as estreias em Portugal, os multipremiados Postcards From The End of The World, Virago, Excess Will Save Us e Acid Rain, filmes que prometem provocar muito debate na edição deste ano.

Konstantinos Antonopoulos estava longe de imaginar que a sua curta sobre o apocalipse viria a ser descrita como actual ou familiar. Postcards From The End of The World ganhou o prémio para melhor comédia no festival de Aspen no início da pandemia e, desde então, tem vindo a suscitar a atenção e louvor de espectadores em todo o mundo. A curta, que se estreia no FEST, conta a história de um casal que se encontra de férias numa ilha grega com os filhos quando a civilização humana colapsa.

Baseada em factos reais e rodada nas áreas mais rurais da Estónia, Virago, de Kirli Kirch Schneider, cruza a realidade com o mito levando-nos pela história de uma aldeia onde nenhum homem consegue passar a barreira dos 40 anos.

Nos limites entre o humor e a tragédia encontramos também Excess Will Save Us, um documentário de Morgane Dziurla-Petit sobre Villereau, a pequena vila onde cresceu e que, um dia, se achou vítima de um ataque de terrorista. Uma tragicomédia sobre a paranóia e os julgamentos que fazemos uns aos outros.

Acid Rain, de Tomek Popakul, é indiscutivelmente uma das mais faladas curtas de 2019. Lançada online durante uma janela temporal muito limitada, esta ficção animada reserva-nos um muito particular olhar sobre a cultura rave. De retina bem aberta, o espectador é convidado a seguir a viagem do protagonista rumo a lugar nenhum, numa das mais distintivas história de coming of age dos últimos meses.

Na lista de filmes seleccionados destaque ainda para The Golden Buttons, um olhar sobre a militarização dos jovens russos estreada no Vision du Réel deste ano, La Laguna Negra, uma viagem pela espiritualidade peruana estreado em Roterdão ou The Vibrant Village, que acompanha o dia-a-dia de homens e mulheres numa pequena vila da Hungria, questionando a nossa percepção sobre a indústria do sexo e estreado no Festival de Documentário de Sheffield.

O cinema português mantém a sua posição de destaque no programa do FEST com uma série de obras de novas figuras da cena nacional.

Na principal competição dedicada ao cinema português no festival, destaque para o regresso de António Sequeira, vencedor do GPN do ano passado, com As Cartas da Minha Mãe, de Miguel De com The Kiss e de João Monteiro com Príncipe. Nota especial ainda para um conjunto de obras que concorrem, em simultâneo, para a competição internacional, Erva Daninha de Guilherme Daniel, (In)dividual de Beatriz Bagulho e When the Light Goes Out de Tânia Prates.

Comprometido com o apoio à criação de oportunidades para novos realizadores, o FEST volta a integrar a competição NEXXT, secção dedicada a mostrar alguns dos melhores trabalhos produzidos em escolas de cinema de vários pontos do planeta, oferecendo uma oportunidade rara de conhecer as novas tendências do cinema mundial. O programa deste ano incluiu trabalho de escolas conceituadas como são os casos da FAMU, Wien Film Akademie, DFFB, entre outras.


PROGRAMAÇÃO

LINCE DE PRATA

Documentário
All Cats Are Grey in the Dark, Lasse Linder'
Ascona, Julius Dommer
Black Lagoon, Felipe Esparza
Excess Will Save Us, Morgane Dziurla-Petit
Howling, Parsa Bozorgani
Mensch Maschine or Putting Parts Together, Adina Camhy
Our Territory, Mathieu Volpe
Superheroes Without Superpower, Beatrice Baldacci
The Golden Buttons, Alex Evstigneev
The Vibrant Village, Weronika Jurkiewicz
Then Comes the Evening, Maja Novaković
Tony Fraginals, Ben Young
When the Light Goes Out, Tânia Prates

Ficção
All the Fires the Fire, Efthimis Kosemund Sanidis
ANNA, Dekel Berenson
Awaiting Death, Lars Vega, Isabelle Björklund
Caranguejo Rei, Enock Carvalho, Matheus Farias
Diagonal, Anne Thorens 
Erva Daninha, Guilherme Daniel 
Feu Soleil, Aliha Thalien
Gusts of Wild Life, Jorge Cantos
Home Sweet Home, Agata Puszcz
Involuntary Activist, Mikael Bundsen
Lucia En El Limbo, Valentina Maurel
Marshmallows, Duván Duque
Nothing to See Here, Gabrielle Vigneault-Gendron
Postcards from the End of the World, Konstantinos Antonopoulos
Silent as Murderers, Lauri-Matti Parppei
Stay Awake, Be Ready, Pham Thien An
Sticker, Georgi M. Unkovski
The Rudeness of a German Lady, Silva Ćapin
Things Like, Kálmán Nagy
Unnamed, Chun-yu Chang, De-Gao Hong
Virago, Kerli Kirch Schneider

Animação
(In)dividual, Beatriz Bagulho
#21xoxo, Sine Özbilge, Imge Özbilge
Acid Rain, Tomek Popakul
Daughter, Daria Kashcheeva
Imbued Life, Ivana Bosnjak, Thomas Johnson
Intermission Expedition, Wiep Teeuwisse
Riviera, Jonas Schloesing
SH_T HAPPENS, Michaela Mihalyi, David Štumpf
Story, Jolanta Bankowska
Such a Beautiful Town, Marta Koch
The Coin, Siqi Song
Why Slugs Have no Legs, Aline Höchli

Experimental
At the Entrance of the Night, Anton Bialas
Donut Paradise, Erdem Arslan
I Don‘t Exist Yet, Susanna Flock
I Will Go Backwards of Our Path, Mattia Biondi
Keygrip, Nasos Gatzoulis
Mary, Mary So Contrary, Nelson Yeo
Orbit, Tess Martin
Others, Grace Rex
Thanatos, Luiza Fagá
Vitiligo, Soraya Milla
WALD, Floortje Pols


GRANDE PRÉMIO NACIONAL

(In)dividual, Beatriz Bagulho
A Mãe de Sangue, Vier Nev
Alvorada, Carolina Neves
Ara, Susana Ramalho Marques
As Cartas da Minha Mãe, António Sequeira
Banho Santo, Bruno Saraiva
Em Junho, Henrique Brazão
Erva Daninha, Guilherme Daniel
No, in my Room, Luís Azevedo
Os Monstros só Saem à Noite, João Pedro Ferreira
Príncipe, João Monteiro
Sofia, Filipe Ruffato, Gonçalo Viana
Um Retrato de Borboletas, Henrique Prudêncio
When The Light Goes Out, Tânia Prates