“Tremors“ de Jayro Bustamente (Guatemala) – Secção Panorama – Berlinale 2019
17.02.2019

Pontuação: 4/5

O Guatemala está de repente a transformar-se num dos países mais curiosos a nível cinematográfico, e tudo graças a Jayro Bustamente, que já à algum tempo que garantiu que os olhares do mundo se virassem para esta pequena nação latino americana sem grande tradição cinematográfica.

Bustamente regressa agora com um thriller dramático sobre um homem de classe alta que se vê totalmente ostracizado pela sua mulher, filhos e família quando a sua homossexualidade é descoberta.

Fiel aos seus deveres como pai, é seduzido pela família a embarcar num programa de reconversão de homossexuais promovido pela igreja evangélica da sua família, mostrando no processo uma América latina ainda com muito caminho a percorrer no que toca aos direitos de liberdade sexual.

A história poderá não ser a mais original de sempre, mas o filme acaba por se rejuvenescer através do método, acima de tudo um controlo emocional notável por parte dos actores, em particular Juan Pablo Olyslager e Diane Bathen, um trabalho de cinematografia verdadeiramente notável de Luís Armando Arteaga, tudo sob a batuta do jovem mas já muito sólido e confiante Jayro Bustamente.

Um filme a não perder

Por Fernando Vasquez