Training Ground
João Ribeiro e Larry Smith confirmados no FEST - Training Ground
29.05.2018

As nossas duas mais recentes adições ao painel de oradores do Training Ground têm vindo a trabalhar como directores de fotografia com alguns dos maiores realizadores do mundo e ambos têm imensa experiência na indústria cinematográfica.

Larry Smith entrou no mundo do cinema com 20 anos, nos estúdios Shepperton, na periferia de Londres, por volta de 1969. Mas logo percebeu que a vida de estúdio não era para ele, o ritmo e a quantidade de pessoas que trabalhavam com ele faziam-no sentir como se estivesse numa fábrica, então decidiu enveredar pelo caminho do freelance.

Por volta dos anos ‘70, teve a felicidade de conhecer Stanley Kubrick quando este o contratou para trabalhar em “Barry Lyndon” (1975), o que se tornou no começo de uma longa colaboração com o realizador, que durou até ao seu último filme, “Eyes Wide Shut” (1999).

Desde então, Larry tem participado em variados e interessantes filmes, incluindo o filme que ele próprio realizou, “Trafficker” (2015), e em algumas séries televisivas.

João Ribeiro é director de fotografia de mais de 40 filmes de ficção e documentários. Trabalhou em “Transe” (2006) de Teresa Villaverde, filme pelo qual foi galardoado com vários prémios de fotografia, destacando-se Melhor Fotografia Cinema Europeu, atribuído pelo Lecce Film Fest, em Itália. De forma regular, colabora também com  João Botelho, em trabalhos como “A Corte do Norte” (2008), filme pelo qual recebeu o prémio especial do júri do Festival de Roma para Tratamento do Espaço Cinematográfico.

Em 2016, foi director de fotografia do filme “Cartas da Guerra” de Ivo Ferreira, apresentado em competição oficial no Festival de Berlim. Mais recentemente, em 2018, fez parte da equipa de “A Árvore”, que estreou no passado mês de Abril, e de “Snu”, com estreia marcada para Setembro.

Além da experiência em produções cinematográficas, lecciona Imagem na ZeLIG, School for Documentary, Television and New Media em Bolzano, Itália e colabora no curso Doc Nomads na Universidade Lusófona.

Ambos vão também estar em Espinho, em Junho, para o FEST - Training Ground.

Para descobrir tudo sobre o que FEST - Training Ground tem para oferecer, visita a página de Formadores deste ano que vai sendo actualizada à medida que os formadores forem sendo confirmados e podes ficar com uma visão mais aprofundada na página de Sobre o Evento.

Para ficar com uma imagem mais clara sobre o que o FEST - Training Ground consiste, podes ver o vídeo aqui.

Regista-te no Training Ground até dia 31 de Maio.