A nova rubrica do FEST “Estreias da Semana” escolhe os melhores filmes que estreiam em Portugal.
Entre o final do ano e o início do novo, estreia uma grande quantidade de filmes que valem a pena ver. Portanto, esta nossa primeira lista contempla cinco filmes que não podemos perder:
A Dançarina, Stéphanie di Giusto (França)
Sinopse: Nada no passado de Loïe Fuller (Soko), uma jovem do interior americano, fazia prever que ela se tornaria num ícone da Belle Epoque, muito menos uma bailarina da Ópera de Paris.
Sob metros de seda, os braços alongados por hastes de madeira, Loïe deslumbra a capital francesa com Serpentine, a sua dança revolucionária, tornando-se um ícone para uma geração que cai a seus pés: de Toulouse-Lautrec, aos irmãos Lumière, passando por Rodin.
O seu encontro com Isadora Duncan (Lily-Rose Depp) – a jovem prodígio, com fome de glória – vai, no entanto, levar à queda desta estrela do início do século XX.
O destino notável de uma mulher moderna que revolucionou a sua época.
A Luz Entre Oceanos, Derek Cianfrance (Reino Unido, Nova Zelândia, Estados Unidos)
Sinopse: O faroleiro Tom Sherbourne (Michael Fassbender) e a sua esposa Isabel (Alicia Vikander) formam um casal feliz que vive numa ilha ao largo da costa da Austrália, logo a seguir à Primeira Guerra Mundial.
O maior desejo de Tom e Isabel é poderem trazer uma criança ao mundo, mas depois de Isabel abortar, perderam a esperança de que tal possa acontecer. Um dia, resgatam uma menina que encontraram sozinha num barco a remos à deriva. Decidem chamar-lhe Lucy e adotá-la como sua filha.
A Oliveira do Meu Avô, Icíar Bollaín (Espanha, Alemanha)
Sinopse: A história de Alma, uma jovem de 20 anos, voluntariosa e divertida, que embarca numa viagem de Espanha à Alemanha para recuperar uma oliveira milenar que foi vendida contra a vontade do seu avô, há 12 anos. Para Alma, o avô - que deixou de falar desde essa altura e que agora se encontra doente - é a pessoa mais importante na sua vida e ela acredita que esta oliveira é a única coisa que o poderá salvar. Com a ajuda de amigos e novos conhecidos, ela consegue mobilizar todos para a realização do seu plano, com consequências inesperadas para os envolvidos.
Na Via Láctea, Emir Kusturica (Sérvia, Reino Unido, Estados Unidos)
Sinopse: Primavera em tempos de Guerra. Todos os dias, o leiteiro atravessa a fronteira de burro, lançando balas para levar as suas preciosas mercadorias aos soldados. Abençoado pela sorte na sua missão, amado por uma bonita aldeã, um futuro tranquilo parece aguardá-lo... Até que a chegada de uma misteriosa mulher italiana vira a sua vida de pernas para o ar.
Até Nunca, Benoît Jacquot (França, Portugal)
Sinopse: Laura vive numa casa alugada junto a um local solitário, na costa, onde encontra um estranho, sem idade, um homem que possui um conhecimento incrível da sua própria vida. Juntos, começam uma viagem em direção ao deserto do tempo, do amor e da percepção humana.