Seleção Cinema FEST 2022

O FEST 2022 apresentará mais de 200 filmes entre os dias 20 e 27 de Junho.

O calendário de exibição pode ser consultado aqui

Também poderá fazer download da versão física do programa aqui 

Todos os filmes selecionados para esta 18ª edição do FEST - Novos Realizadores | Novo Cinema estão listados em baixo. 

SESSÕES DE GALA

 

Abertura: Lullaby de Alauda Ruiz De Azúa (ESP)

Encerramento: Sundown de Michel Franco (FRA; MEX; SWE)

 

 

COMPETIÇÃO LINCE DE OURO

Esta competição foca-se em primeiras e segundas longas-metragens de ficção e documentário de algumas das mais notáveis e ousadas novas figuras da cena internacional.

 

Seleção
Utama de Alejandro Loayza Grisi (BOL; URG;FRA)
To kill the beast de Agustina San Martín (ARG; BRA; CHL)
A piece of sky de Michael Koch (CHE; DEU)
Noise of engines de Philippe Grégoire (CAN)
Imaculat de Monica Stan & George Chiper-Lillemark (ROM)
Daughters Of Abdul-Rahman de Zaid Abu Hamdan (JOR)
Gentle de Lászlo Csuja & Anna Nemes (HUN; DEU)
Alis de Clare Weiskopf & Nicolás van Hemelryck (COL; CHL;ROM)
Children of the mist de Ha Le Diem (VNM)
Calendar Girls de Maria Loohufvud & Love Martinsen (SWE)

 

 

COMPETIÇÃO LINCE DE PRATA

O Lince de Prata é uma competição de curtas-metragens que tenciona lançar cineastas até aos 35 anos de idade, cobrindo quatro formatos diferentes: Ficção, Documentário, Animação e Cinema Experimental.

 

Seleção Lince de Prata Ficção
Borzaya de Simon Schneckenburger (DEU)
The Right Words de Adrian Moyse Dullin (FRA)
A Man Trembles de Lam Li Shuen & Mark Chua (SGP)
The Shift de Chiara Marotta & Loris Giuseppe Nese (ITA)
Tibbits Hill de Edith Jorisch (CAN)
Holadirio de Mariel Sosa (PER)
Bitch de Bertille Z. Estramon (BEL)
Slave de Grzegorz Piekarski (POL)
Collapse de Mathieu Rathery (FRA)
Mona & Parviz de Kevin Biele (DEU)
Liquid Bread de Alica Bednáriková (SLO)
7 Star Dinosor Entertainment de Vaishali Naik (IND)
A Swedish Defence de Simon Elvås (SWE)
Unter der Welle de Veronika Hafner (DEU)
Growing de Agata Wieczorek (FRA)
I, Adonis de Angelo Raaijmakers (NLD)
Shelled de Boris Vedensky (RUS)

 

Seleção Lince de Prata Documentário

Expiration de Joris Cottin (CAN)
The Gallery de Cordula Rieger (AUT)
Brave de Wilmarc Val (FRA)
Buck Fever de Griet Goelen & Louise Van Assche (BEL)
Solar Voyage de Adam Zadlo (POL)
Whispers de Léa Morelli (DEU)
Touch me de Hendrik Ströhle (DEU)
Even though they steal my dreams de Zoé Brichau (BEL)
Some Kind of Intimacy de Toby Bull (GBR)
My Period is Late de Cai Ning (EST)
Black Wagon de Adilet Karzhoev (KGZ)

 

Seleção Lince de Prata Animação
Terra Incognita de Pernille Kjaer & Adrian Dexter (FRA)
Eating in the Dark de Inari Sirola (GBR)
Bestia de Hugo Covarrubias (CHL)
All My Mom’s Phone Calls de Iiti Yli-Harja (FIN)
Goodbye Jérôme! de G. Selnet, A. Sillard & C. Farr (FRA)
The Seine's tears de A. Letailleur, P. Singer, L. Vicent, H. Pinot, E. Moulin, N. Mayeur, E. Bernard & Y. Belaid (FRA)
Leopoldo from the bar de Diego Porral (ESP)
Sierra de Sander Joon (EST)
Mr. Pete & the Iron Horse de Kilian Vilim (CHE)
Kelasi Fransix Tenda Lomba (BEL)
Granny's Sexual Life de Urška Djukić & Émilie Pigeard (SLV)
Toothless de Andrea Guizar (POL)
Fall of the Ibis King de Mikai Geronimo & Josh O'CAOIMH (IRL)
Noise Film de Merlin Voss (GBR)
Sauna de Anna Lena Spring e Lara Perren (CHE)

 

Seleção Lince de Prata Experimental
Apocalypse Baby, we advertise the end of the world de Camille Tricaud & Franziska Unger (DEU)
No Voice de Jiajie Yu Yan (ESP)
Woman as image, man as bearer of the look de Carlos Velandia (COL)
Epitaph de Silvia Lorenzi (EST)
The empty sphere de Stéphanie Roland (FRA, FSM, BEL)
Tomorrow is a water palace de Juanita Onzaga (BEL)
Parade de Ines Sieulle (FRA)
Whirlwinds de Adriana Jamisse & Sara Carneiro (MOZ)
Are you ok de Mattis Ohana Goksøyr (NOR)
Motorcyclist’s Happiness Won’t Fit Into His Suit de Gabriel Herrera (MEX)
The Land of Cruciform Sun de Aleš Zůbek (CZH)
Changing skin de Maxime Coton (BEL)

 

 

GRANDE PRÉMIO NACIONAL

Obviamente que a cena de cinema nacional assume uma posição de destaque na mais antiga das competições do festival. Em 2022 voltamos a exibir 18 trabalhos de algumas das novas vozes do cinema português.

 

Selecção Grande Prémio Nacional

Quando a Terra Sangra de João Vicente Morgado (PRT) 
Vórtice de Guilherme Branquinho (PRT) 
Femogtyve de João Moreira (PRT) 
Kumaru de Bruno Maravilha, Patrícia Santos, Tânia Teixeira (PRT) 
The Event de Frank Mosley & Hugo De Sousa (USA/PRT) 
Mansa de Mariana Bártolo (PRT) 
Duas Irmãs de LoTA Gandra (PRT) 
Block de João Vaz Oliveira (PRT) 
They made me believe I was daddy's girl when I was in fact momma's boy de Sol Marques Duarte (PRT) 
Ultra de João Lourenço (PRT) 
Da sala ao cinema à rua de Leonardo Miranda (PRT) 
Os Abismos da Alma de Guilherme Daniel (PRT) 
A Felicidade e Coisas Mórbidas de Débora Gonçalves (PRT) 
Mais que Sangue de Sibelle Lobo (PRT) 
A Rapariga de Saturno de Gonçalo Almeida (PRT) 
Kafka de Tiago Iúri (PRT) 
Farol de Henrique Brazão (PRT) 
Nha Sunhu de José Magro (PRT) 

 

 

NEXXT
Um festival que ambiciona descobrir os mais recentes talentos da produção de cinema nunca se poderia manter muito longe dos círculos académicos, onde as novas vozes criativas vivem em constante incubação. Em 2022 of FEST volta a dar todo o destaque ao cinema académico através da competição NEXXT.

 

Seleção NEXXT

The Dog Pound de Emilio López Azuaga - ESCAC: Escuela Superior de Cine y Audiovisuales de Cataluña (ESP) 
Bato Nebo, Chants to the Gods de Luzia Johow - Filmakademie Wien - (AUT) 
Louis & Jeanne de Amaury Fontaine Bouma - IAD - (BEL)
Roots de Ellen McCullough - IADT - Institute of Art Design and Technologies Dun Laoghaire" (IRL)
The Beach of Beings de Kendra McLaughlin - Le Fresnoy - (FRA) 
Headfish de Jakub Prysak - Polish National Film School in Łódź - (POL) 
Safe de Ian Barling - Tisch New York - (USA) 
Oblívio de Ricardo M. Leite - ESMAD - (PRT) 
Teuner de Ondřej Veverka - FAMO - (CZE) 
Days Without de Ívar Erik Yeoman - KINO EYES - (EST) 
Tomato Hairytage de Laura Kočanová - Academy of Performing Arts in Bratislava - (SLK) 
In the Inner Circle de Julia Reiter - Filmakademie Wien - (AUT) 
At Night We Fly de Gert-Jan Verdeyen - LUCA - (BEL) 
Let me be myself de Sheila Correia - ISMAI - (PRT) 
Dirty Hands de Hélene Rosselet - LA FEMIS - (FRA) 
Crystal Child de Leonor Gonçalves - Soares dos Reis - (PRT) 
Mothers’ wrath de Tuuli Sirkeinen - ELO Film School - (FIN) 
Eden House de Adelina Borets - Warsaw Film School - (UKR/POL)
High Society de Niamh Magee - Dundalk Institute of Technology - (IRL)
Lurch de Jasna Nanut, Čejen Černić & Judita Gamulin- Academy of Dramatic Arts - (CRO) 
Words de Ella Knorz - HFF München - (DEU) 
Everything that stays in the surface dies de Carina Pierro Corso - Universidade Católica Portuguesa - (PRT) 
Frida de Aleksandra Odic - DFFB - (DEU) 
The Delivery de Katarzyna Sikorska - The Krzysztof Kieślowski Film School - (POL) 
Burning Clouds de Yentl De Baets - KASK School of Arts - (BEL) 
Hush de Xueni Yang - FAMU - (CZE) 
How to Properly Kill Dead Animals de Micha Muhl -Filmakademie Baden-Württemberg - (DEU) 
Terra Firma de Leonardo Inverno - ESAP Calas da Rainha (PRT)
After a room de Naomi Pacifique - London Film School - (NLD) 
Biting Sands de Anna Golenko - Moscow New Cinema School - (EST) 
Suburb de Miles Jezuita - Arts University Bournemouth - (GBR) 
Paralysis X de Francisco Santos - ESAP Porto - (PRT) 

 

 

BE KIND REWIND

Em 2022 a secção do Be Kind Rewind será inteiramente dedicada a uma extensão do Festival de Odesa. Com curadoria da equipa de programação do certame ucrâniano, o programa inclui alguns dos trabalhos ucrânianos mais vitais dos dois últimos anos.

Seleção Be Kind Rewind: Longas-Metragens

Homeward de Nariman Aliev (UKR)

Blindfold de Taras Dron (UKR)

Stop-Zemlya de Kateryna Hornostay (UKR)

Atlantis de Valentyn Vasianovych (UKR)

My Thoughts Are Silent de Antonio Lukich (UKR)

 

Seleção Be Kind Rewind: Curtas-Metragens

Dad’s Sneakers de Olga Zhurba (UKR)

Leopolis night de Nikon Romanchenko (UKR)

Two people de Vladyslav Vitriv (UKR)

The Secret, the Girl and the Boy de Oksana Kazymіna (UKR)

In Our Synagogue de Ivan Orlenko (UKR)

 

 

FLAVOURS OF THE WORLD

A Túnisia é o país em destaque nesta 18ª edição do FEST porque desde o auge da primavera arabe que a nação norte-africana tem vindo a revelar um novo impeto de produção cinematográfica de grande qualidade. Por isso chegou a altura do mundo ficar a conhecer alguns dos novos grandes nomes do cinema tunisino.

 

Seleção FOW: Longas-Metragens

Streams de Mehdi Hmili (TUN)

A Tale of Love and Desire de Leyla Bouzid (FRA/TUN)

 

Seleção FOW: Curtas-Metragens

Aicha's dress de Mohamed Saied (TUN)  

A Dike de Bilel Bali (TUN)

Festina Lente de Baya Medhaffar (TUN)  

 

 

ECOS

A secção Ecos volta a reuniar alguns dos trabalhos mais ousados do ano, tal como obras novas de autores que têm permanecido no nosso radar.

 

Seleção Ecos

Sem Filmes de Vários autores (PRT)

BJ: The Life and Times of Bosco and Jojo de Sergio Bonacci Lapalma (ARG/SGP)

I Matter de Alina Serban (ROM)

Dystopia de Thanos Angelis (CYP)

Mothers de Birutė Kapustinskaitė (LIT) 

Titan de Valéry Carnoy (BEL)

North Pole de Marija Apcevska (MKD)

Trumpets in the sky de Rakan Mayasi (FRA)

Souls All Unaccompanied de Yorgos Teltzidis (GRC)

Sylvain's Hunt de Theo Cohn (USA)

My First Apocalypse de LoTA Gandra (PRT)

Pressure Drop de Andreas Elsener (CHE)

Inherent de Nicolai G.H. Johansen (DNK)

The Embrace de Gabriel Motta (HUN)

Kraken de Lucie Rico & Pauline Dalifard (FRA)

Them de Óscar Romero Barrero & Néstor López Ferreira (ESP)

Aska de Clara Milo (CAN)

Adrift de David Sanz Lanero (ESP)

In The Soil de Casper Rudolf Emil Kjeldsen (DNK)

Such Small Hands de Maria Martinez Bayona (ESP/GBR) 

First Last Summer de Nastasja Gonera (POL)

Wimmelbook de Ali Gill (GBR) 

Litoral Oeste, 9 de Susana Ramalho Marques (PRT)

When I Killed The Cat de Mansour Forouzesh (GBR/HUN)

La nostra terra de Thomas Born (ITA, NLD)

Nakam de Andreas Kessler (DEU)

To cut a tree on a green moon de Felipe Esparza (PER)

Rivolta e malinconia de Mattia Biondi (ITA)

 

 

FEST OPEN-AIR

Após dois anos em que a pandemia não permitiu tamanha aventuras, em 2022 o FEST regressa com as suas sessões de cinema ao ar livre, que terão lugar todas as noites no Festival Village.

 

Seleção de Longas-Metragens

Hiroshima mon amour de Alan Resnais (FRA)

Paris, Texas de Wim Wenders (DEU;FRA;GBR)

Undine de Christian Petzold (DEU; FRA)

 

Seleção de Curtas-Metragens

Action de Benoît Monney (CHE)

Leave to Remain de Rémy Bazerque (GBR)

Lou's Neighbour de Victoria Lafaurie, Hector Albouker (FRA)

Censor of dreams de Leo Berne & Raphaël Rodriguez (FRA)

Have a Nice day Forever de Tatiana Delaunay (NOR)

Shark de Nash Edgerton (AUS)

An Irish Goodbye de Tom Berkley & Ross White (IRL)

Autotune de Tania Gotesman (FRA)

Parking Lot de Jorė Janavičiūtė (LIT)

It's better this way :) de Diego Saniz (ESP)

Radio Silence de Kerren Lumer-Klabbers (DNK)

I don't even know what i'm doing here de Marco Barada (ESP)

Paloma de Hugo Bardin (FRA)

A point de Aurélie Marpeaux (FRA)

Pompier de Yulia Aronova (FRA)

Matriochkas de Bérangère McNeese (FRA)

Avec la langue de  Clémence Pogu (FRA)

 

FESTinha

Originalmente um conjunto de sessões infantis, o FESTinha tem sido uma das secções em maior expansão no nosso evento, abrindo o alcance e audiência do festival. Três júris diferentes, compostos por crianças e adolescentes de idades diferentes, vão analisar vários blocos de curtas-metragens e uma série de longas-metragens concebidas para cada faixa etária.

Seleção Sub10

Programa #1

Programa #2

Programa #3

Programa #4

Seleção Sub12

Programa #1

Seleção Sub16

Programa#1