Não Competitivas

Para além das secções competitivas, o FEST também incluiu uma serie de sessões temáticas, expandindo o alcance do evento para outros sectores e horizontes. Desde retrospectivas regionais a novos conteúdos de média, as linhas que demarcam a separação entre espaço, tempo e o cinema são desafiadas até ao limite. 

Na nossa 16ª edição, não seria de esperar menos.

Sessões Especiais

A nossas sessões de abertura e encerramento têm vindo a ser frequentemente os pontos altos da programação de cinema.

Filmes como Tangerine de Sean Baker (EUA), Everybody Knows de Asghar Farhadi (Irão), 10.000 KM de Carlos Marques Marcet (Espanha), Birth de Jonathan Glazer (Reino Unido), Tom of Finland de Dome Karukauski (Suécia/Finlandia), Dementia 13 de Francias Ford Coppola (EUA) ou a longa-metragem de estreia de Wes Anderson, Bottle Rocket, cativaram o nosso público de forma implacável, iniciando e encerrando algumas das nossas edições passadas em grande.

A edição de 2020 não será excepção. Ao longo da semana do FEST, várias outras produções e formatos, incluindo sessões especializadas para públicos radicalmente diferentes, como crianças e idosos, complementarão o nosso programa de forma a torná-lo inesquecível.

 

Flavours of the World

Com um acesso de tal forma privilegiado a tantas produções de jovens cineastas do mundo inteiro, uma espécie de narrativa foi-se construindo inesperadamente.

Progressivamente se tornou óbvio que alguns países e regiões são particularmente eficientes no que toca à criação de condições ideias para o surgimento de novos talentos. Igualmente relevante, uma colecção de filmes extraordinários oriundos dos lugares mais inesperados cruzam-se constantemente pelo nosso caminho, anunciando a chegada de novos movimentos cinematográficos.

Foi deste conjunto de fenómenos que nasceu a nossa secção Flavours of the World, uma série de retrospectivas regionais designadas a revelar e expor alguns dos mais promissores artistas prontos a assumir um papel de destaque na cena mundial.

Por esta secção já passaram muitos dos nomes que hoje andam pelas bocas do mundo do cinema. Artistas como a Radu Jude (Romenia), Renata Gąsiorowska (Polónia), Jacqueline Lentzou (Grécia), Behzad Azadi (Irão), Tudor Cristian Jurgiu (Roménia), Andrea Harkin (Rep. Irlanda) ou Konstatina Kotzamani (Grécia) são apenas alguns exemplos. No passado recente, esta secção já abriu as portas da nova cinematografia de países como a Noruega, Dinamarca, Porto Rico, Canadá, Suécia, Austria, Japão, Bélgica, Lituânia ou Islândia.

Em breve será anunciada a região escolhida para 2020.

 

Be Kind Rewind

Com um enfoque tão grande no futuro do cinema, é compreensível que se multiplique a ideia de que o FEST caminha num só sentido.

Sem compreender o passado, é difícil desenvolver um sentido correcto do futuro, por isso, de forma a garantir que o que passou não é esquecido, foi criado a Be Kind Rewind, uma secção focada em retrospectivas e sessões temáticas que cobrem uma multitude de assuntos e artistas.

No passado, esta secção já abordou temas como o papel da mulher no cinema, diferentes movimentos políticos, a insanidade do cinema Norte Coreano, tal como a cinematografia de cineastas como L.M. Kit Carson, entre outros.

Em 2020, esta secção reserva-lhe muitas surpresas.

 

Cinema Drive-In

Em 2020, o FEST traz pela primeira vez à cidade de Espinho uma sala de Cinema Drive-In, com sessões bi-diárias.

As sessões ao início da noite focam-se no cinema de comédia, e as nossas Midnight Screenings contam com filmes de terror e fantasia, para os mais aventureiros.

Localizado na Nave Desportiva de Espinho, o espaço terá lugar para cerca de 50 carros e exigirá uma pré-reserva, desponível para o email drivein@fest.pt ou ligando para 227 327 545, onde terá que fornecer o nome, o contacto e a matrícula do carro.

No momento da reserva deixe claro se pretende marcar lugar para a primeira sessão, para a segunda sessão, ou para ambas.

Em caso de alteração dos dados de reserva inicial, pedimos que nos informe da mesma, por email ou chamada telefónica. Reservas com dados incorretos podem ser sujeitas a anluação.

De resto, deixamos a promessa de bom cinema, com toda a comodidade.