Secções de Cinema

Constantemente à procura de conteúdo fresco produzido por algumas das estrelas mais promissoras do momento, a nossa equipa de programação não poupará esforços para providenciar à nossa audiência a oportunidade de desfrutarem de alguns dos trabalhos mais essenciais do ano. Como tal, o FEST – Novos Realizadores | Novo Cinema é uma arena absolutamente vital para todos aqueles interessados em descobrir mais sobre o futuro do cinema.

O programa de cinema está focado numa serie de exibições competitivas e não competitivas, cobrindo vários formatos e estilos, tal como Longas e Curtas-Metragens nas áreas da Ficção, Documentário, Animação e Cinema Experimental Não-Narrativo.

As secções oficiais do FEST são:

COMPETIÇÃO DO LINCE DE OURO

A competição do Lince de Ouro está limitada a longa-metragens de ficção e documentário de algumas das mais inovadoras e relevantes figuras da cena mundial. Ao longo dos anos esta secção exibiu trabalhos de figuras como Kyle Patrick Alvarez (USA), Mounia Meddour (Algeria), Rúnar Rúnnarson (Iceland), Rungano Nyoni (UK/Zambia), Sebastian Silva (Chile), Ainhoa Rodriguez (Spain), Dome Karuskoski (Finland), Maya Vitkova (Bulgaria), David Pablos (Mexico) e Ha Le Diam (Vietnam), entre muitos outros.

Lista completa de obras selecionadas no passado da secção

 

COMPETIÇÃO DO LINCE DE PRATA

Esta competição é dedicada a curtas-metragens nas áreas de ficção, documentário, animação e cinema experimental não-narrativo. no passado esta secção exibibiu trabalhos de artistas como  Christos Massalas (Grecia), Mati Diop (França), Adriano Valerio (Italia), Ninja Thyberg (Suécia), Patrick Vollrath (Alemanha), Daria Belova (Russia), Manuel Abramovich (Argentina), Aga Woszczynska (Polónia), Simon Mésa Soto (Colombia), e Jela Hasler (Suíça), entre muitos outros.

Lista completa de obras selecionadas no passado da secção

 

GRANDE PRÉMIO NACIONAL

A cena nacional obviamente que é alvo de todas atenções, desde a génese do evento. Ao longos dos anos passaram pela secção figuras de relevo como Salomé Lamas, Basil da Cunha, Mariana Gaivão, Diogo Costa Amarante, Cristele Alves Meira, Margarida Rego, Jorge Quintela, Leonor Teles, Ico Costa, Pedro Lino, Bruno Carnide ou Bernardo Lopes, entre muitos outros. 

Lista completa de obras selecionadas no passado da secção em breve

 

FESTinha Competition

Três júris diferentes, compostos por crianças e adolescentes, analisam um conjunto de trabalho infanto-juvenis, para atribuir três prémios. Esta secção está dividida em três subgrupos: Sub 10, Sub 12 e Sub 16.

Lista completa de obras selecionadas no passado da secção em breve

 

Sessões Especiais (não-competitivo)

As nossas sessões de abertura e encerramento têm vindo tradicionalmente a ser pontos altos do nosso evento, a par de várias sessões extraordinárias que têm lugar com regularidade.  Autores como Sean Baker (EUA), Asghar Farhadi (Irão), Carlos Marques Marcet (Espanha), Jonathan Glazer (RU), Catherine Corsini (França), ou Wes Anderson (EUA) cativaram a atenção das nossas audiências em sessões em sala, ao ar livre ou drive-in. Em 2023 teremos mais autores fundamentais do cinema contemporaneo presentes nesta secção 

Lista completa de obras selecionadas no passado da secção em breve

 

BE KIND REWIND (não-competitivo)

Com um foco tão cerrado no futuro do cinema, é dificil não concluir que o nosso olhar está limitado ao futuro. Errado! Sem percerbemos o passado é impossivel compreender o futuro, e foi exactamente com essa noção que criamos a secção Be Kind Rewind, um secção focada em retrospectivas e sessões temáticas, que cobrem os mais váriados assuntos e figuras. No passado recente esta secção já foi dedicada ao papel da mulehr no cinema, diferentes movimentos politicos no cinema, a loucura do Cinema Norte-Coreano, um extansão do Festival de Odesa, ou retrospectivas de artistas como LM Kit Carson. 

Lista completa de obras selecionadas no passado da secção em breve

 

ECHOES (não-competitiva)

Enquanto que tentamos criar um programa o mais variado possivel em todas as secções, na Echoes temos como objetivo expandir os horizontes da nossa audiência, exibindo cinema particularmente desafiante e corajoso. Entre longas e curtas, mas também televisao e conteudo online, a Ecos pretende amplificar ainda mais o cinema.   

Lista completa de obras selecionadas no passado da secção em breve