NEXXT #2 | 05 OUT | 18h30

The Washing Machine, de Dominik HartlGood German Work, de Jannis Alexander Kiefer | 20 Minutes Of Silence, de Alireza Teimori | One Left, de Sebastian Doringer | The Virgin, The Old Lady, The Journey, de Natalia Luque | We Were Never Really Here, de Anika Salvesen | Água e Sal, de Luisa Mello | The Lion Blanket, de Sofia Afonasina

 

 

FEST Room

| The Washing Machine |

"Sem garantia. Sem entrega." Simon e Lea, um jovem casal, quer livrar-se da sua máquina de lavar estragada. Em vez de a deitar fora, decidem vendê-la online. Hassan responde e vai buscá-la ele mesmo. Missão cumprida? Não exatamente. Quando o apartamento de Hassan é inundado, a história torna-se outra. Um estudo observacional e divertido sobre preconceito, falso orgulho e uma mistura de consciências pesadas.

 

| Good German Work |

Dois artesãos, Uli e Didi, trabalham numa suástica na sua oficina algures entre um idílico rural e uma aldeia miserável. Enquanto trabalham, falam de professores antigos, da próxima feira da aldeia, e dos estranhos recém-chegados, que encomendaram a suástica e outros adereços necessários para a recriação de um campo de concentração. Estão a filmar um filme histórico na vizinhança. Esta não é a primeira vez que o cinema tenta captar os acontecimentos da segunda guerra mundial, mas, mesmo assim, algo parece estranho.

 

| 20 Minutes of Silence |

Uma organização reformista começa a trabalhar em Estocolmo em 2030. Qualquer pessoa pode reservar um quarto no seu edifício e convidar quem quiser para falar sobre os seus sentimentos reprimidos. As pessoas convidadas não podem responder a nada, apenas ouvir. Matilda, uma jovem de 18 anos, convida os pais, Gustavo e Maria. É a primeira vez que fala dos sentimentos que a sufocam, mas as coisas não estão a correr como planeado.

 

| One Left |

One Left é uma comédia situada num lugar estranhamente improvável – um consultório médico. Lá, os pacientes aguardam para ouvir os resultados dos exames que lhes dirão quanto tempo lhes resta para viver. Na maioria dos casos, a resposta não é exatamente o que eles querem ouvir. O tempo está a esgotar-se, de forma quase hilariante.

 

| The Virgin, The Old Lady, The Journey |

Rocio é uma imigrante colombiana em Nova York a trabalhar miseravelmente como empregada de limpezas. Após um telefonema com a família, descobre que a avó está gravemente doente e pode falecer a qualquer momento. Enquanto a comunicação se torna cada vez mais difícil, Rocio não mede esforços para chegar à avó e despedir-se. Com um pouco de ajuda da tecnologia, talvez consiga.

 

| We Were Never Really Here |

We Were Never Really Here é uma viagem pela paisagem misteriosa de nossa pegada coletiva, onde nosso passado e presente se unem, liderados por uma fome insaciável por prosperidade. O filme encontra as consequências da revolução industrial em Walbrzych, na Polónia. Os locais outrora explorados na busca pelo carvão foram abandonados há já imenso tempo, mas as memórias do passado rico da cidade e a vergonha da sua ganância, exploração e abandono ainda lá estão todas.

 

| Água e Sal |

Água e Sal é uma viagem pela consciência de alguém cujo país está sob a ameaça de um governo fascista. Exibido em festivais de cinema na Colômbia, Roménia, Portugal, Áustria, Suécia, Holanda e Brasil, onde teve sua estreia mundial, passa-se durante a eleição presidencial brasileira de 2018, onde encontra uma mulher perdida no mar, repentinamente atingida por uma onda e levada às profundezas do seu ser.

 

| The Lion Blanket |

The Lion Blanket é um drama focado na sua personagem principal que explora o processo de racionalizar o desconhecido e lidar com a tragédia. Berta é uma mulher reservada e calculista para quem uma ida à morgue para identificar o corpo da irmã não passa de pouco mais do que uma tarefa desagradável. Quando as memórias de Helena começam regressar, Berta é forçada a revisitar relacionamento que tinha com a irmã e a encontrar maneiras de convidar o amor de volta à sua vida, mesmo no meio da tragédia da morte.