Remi Adefarasin

Ocupação na Indústria: Cinegrafista

Nacionalidade: Britânica

Principais Trabalhos: “Elizabeth” (1998) e “Match Point” (2005)

Principais Prémios e Nomeações: Nomeado ao Óscar e vencedor do BAFTA por “Elizabeth” em 1998

Remi Adefarasin passou vários anos no departamento de filmes da BBC trabalhando com dramas, documentários e programas de música.

Depois de trabalhar como freelancer, gravou o filme premiado “Elizabeth” de Shekhar Kapur protagonizado por Cate Blanchett e Geoffrey Rush, pelo qual recebeu a nomeação ao Prémio de Academia e venceu o BAFTA de Melhor Cinegrafia. Ganhou também o Camerimage’s Golden Frog

Logo após, Remi gravou diversos filmes como “Onegin” (1998) protagonizado por Ralph Fiennes, o filme de Terence Davies “House of Mirth” (2000) protagonizado por Gillian Anderson, “About a Boy” (2002) de Paul e Chris Weitz e “In Good Company” (2004) de Paul Weitz protagonizado por Scarlett Johansson.

Gravou também vários episódios da aclamada série da HBO “Band of Brothers” pelo qual foi nomeado ao Emmy e gravou a série seguinte “The Pacific”.

Remi trabalhou com Woody Allen nas gravações de “Match Point” (2005) e “Scoop” (2006), ambos protagonizados por Scarlett Johansson. Logo depois gravou o filme de Michael Apted “Amazing Grace” (2006) e voltou a formar equipa com Shekhar Kapur para a sequela “Elizabeth: The Golden Age” (2007).

Colaborou com Ricky Gervais e Stephen Merchant na longa-metragem “Cemetery Junction”. “Little Fockers” foi o projeto seguinte com Paul Weitz. Trabalhou com Burr Steers em “Pride and Prejudice and Zombies”. De seguida, em 2015, “Me Before You” com a Thea Sharok. Reunido com Recky Gervais gravou “David Brent: Life on the Road”, um mockumentary (Pseudodocumentário satírico).

Foi premiado com o OBE (Ordem do Império Britânico) em 2012  Rainha na Lista de Honras de Ano Novo de 2012, por serviços na indústria televisiva e cinematográfica.