Ocupação na indústria: Produção e mixagem de som
Nacionalidade: Norte-americana
Principais Trabalhos: “Titanic” (1997) e “Once Upon a Time in Hollywood” (2019)
Principais Prémios e Nomeações: Vencedor de Óscar de Melhor Som, pelo seu trabalho no filme “Titanic”(1997)
Mark Ulano grava som para filmes profissionalmente desde 1976. O seu trabalho no “Titanic” ganhou-lhe um Prémio da Academia para a mixagem de som, bem como o prémio da Sociedade de Áudio de Cinema para a melhor mixagem de som para uma longa-metragem. Tem várias nomeações AMPAS, CAS e BAFTA; mais recentemente recebeu nomeações aos Óscares por “Once Upon A Time In Hollywood” e “Ad Astra”. Outros créditos incluem “The Hateful Eight”, “The Judge”, “Super 8”, “The Tourist”, “Inglorious Basterds”, “Rocky Balboa”, “Django Unchained”, “Kill Bill” Vol. 1 & 2, “Jackie Brown”, “Iron Man”, “Iron Man 2”, “Austin Powers”, “The Master”, “Wedding Crashers”, “Talladega Nights”, “Spy Kids”, “Stuart Little” e mais de 140 projectos de cinema e televisão. Também teve uma colaboração de 26 anos com Quentin Tarantino.
É autor de mais de 50 artigos, entrevistas e avaliações relacionadas com a Produção de Mixagem de Som. Participa frequentemente como professor em workshops e como orador convidado em simpósios de som internacionais, incluindo o Programa de Ouro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, American Film Institute, a Dutch National Film School- Amsterdam, National Film and Television School UK, University of Greenwich-London, Instituto Westerdals para Filmes e Media-Oslo, Agenzia Spaziale Italiana (Agência Espacial Italiana)-Roma, Institute of Technology Tralee-Irlanda, Rycote World Sound Symposium, USC/Jiao Tong (programa de Mestrado em Cinema de Shangai), Maine Media Workshops Master Class, School of Visual Arts Master Class. The Norwegian Bjoksjo Sound Symposium, The Beijing Film Academy, K-Tek Master Class 2019-Munich & Paris, The Directors Guild of America, Digital Video Expo, AES e Cinema Audio Society e muitos outros.
É membro da direção da Sociedade de Cinema Áudio há 30 anos e cumpriu os dois mandatos completos como Presidente e Vice-Presidente da CAS. Também serviu cinco mandatos como presidente da IATSE Local 695 (o sindicato de som de cinema em Los Angeles) e também serviu nove mandatos no Comité Executivo do ramo de Som da Academia de Artes e Ciências do Cinema, bem como em vários subcomités da AMPAS.