Nuno Lopes

Ocupação na indústria: Ator

Nacionalidade: Portuguesa

Principais Trabalhos: “Alice” (2005), “As Linhas de Wellington” (2012) e “São Jorge” (2016)

Principais Prémios e Nomeações: Vencedor do Prémio Shooting Star em Berlinare e do Prémio Orizzonti de Melhor Ator no Festival de Cinema de Veneza

Nuno Lopes é um dos mais prolíficos atores portugueses e no ano passado viu um reconhecimento internacional muito merecido, ganhando vários prémios, bem como a aclamação da crítica. O seu trabalho em “Saint George” não só obteve críticas extremamente positivas de The Hollywood Reporter, The Huffington Post e Cineuropa, mas também recebeu o Prémio Orizzonti de Melhor Ator no Festival de Veneza, bem como o Prémio de Melhor Ator no Festival Internacional de Cinema de Macau.

Com “An Outpost of Progress”, que estreou numa sala cheia na Berlinale em 2016 (Nuno Lopes foi uma das estrelas do festival 10 anos antes, em 2006), o ator ganhou o Prémio Sophia para Melhor Actor.

Em 2017 Berlinale viu a estreia do filme “Joaquim”, com produção brasileira, no qual Nuno Lopes interpretou a personagem Matias.

É também importante realçar os seus trabalhos em “As Linhas de Wellington” (2012), “Alice” (2005), bem como o seu trabalho no teatro, tanto como ator (trabalhando em produções de autores clássicos como Bertolt Brecht, William Shakespeare e Heiner Müller), assim como realizador, trabalhando frequentemente com não-atores e obtendo resultados brilhantes.