EDWARD LACHMAN

Ocupação na indústria: Diretor de fotografia
Nacionalidade: Americana
Principais Trabalhos: "Erin Brockovich" (2000), "The Virgin Suicides" (1999), "I'm Not There" (2007)
Principais Prémios e Nomeações: Lifetime Achievement da American Society of Cinematographers

Ed Lachman é um dos Diretores de Fotografia mais notórios da nossa geração. Com uma carreira de mais de quatro décadas, a visão única e abordagem à narrativa de Lachman é visível em todo o seu trabalho.

Filho de Edward Lachman, distribuidor e dono de cinema, Ed Lachman nasceu em Nova Jérsia. Graduou-se pela Universidade de Harvard e pela Universidade de Tours, na França. Tirou mais tarde uma lincenciatura em pintura na Universidade do Ohio.

Nos anos 70, Lachman teve a oportunidade de começar a sua carreira no New German Cinema e tem desde então trabalhado em vários documentários, longas metragens e até vídeos de música.

Lachman trabalhou com realizadores como Steven Soderbergh no "The Limey" (1999) e no aclamado "Erin Brockovich" (2000); Todd Haynes em "Far From Heaven" (2002) e "I'm Not There" (2007); no clássico de Sofia Coppola "The Virgin Suicides" (1999); "Lightning Over Water", de Wim Wenders, e ainda co-realizou com Larry Clark o controverso "Ken Park" (2002).

Em 2015, Lachman trabalhou mais uma vez com Todd Haynesno drama de época "Carol", protagonizado por Cate Blanchett e Rooney Mara, que levou Lachman à segudnda nomeação para o Óscar e ainda uma nomeação para um BAFTA para Melhor Cinematografia.

Ed Lachman é um enorme defensor de manter filme como uma ferramente alternativa de capturar imagens e em 2017 he foi honrado com o Lifetime Achievement Award outorgado pela American Society of Cinematographers.