Mark Ulano

Ocupação na indústria: Produção e Mistura de Som

Nacionalidade: Norte-Americano

Principais Trabalhos:Titanic” (1997) and “Once Upon a Time in Hollywood” (2019)

Principais Prémios e Nomeações: Vencedor de Óscar de “Melhor Som”, pelo seu trabalho no filme Titanic (1997)

Mark Ulano tem vindo a gravar som para filmes profissionalmente desde 1976.  O seu trabalho no TITANIC ganhou-lhe um prémio da Academia para a mistura de som, bem como o prémio da Sociedade de Áudio de Cinema para a melhor mistura de som para uma longa-metragem. Tem várias nomeações AMPAS, CAS e BAFTA; mais recentemente nomeações para os Óscares ONCE UPON A TIME IN HOLLYWOOD, e AD ASTRA.  Outros créditos incluem THE HATEFUL EIGHT, THE JUDGE, SUPER 8, THE TOURIST, INGLORIOUS BASTERDS, ROCKY BALBOA, DJANGO UNCHAINED, KILL BILL VOLS. I & 2, JACKIE BROWN, IRON MAN, IRON MAN 2, AUSTIN POWERS, THE MASTER, WEDDING CRASHERS TALLADEGA NIGHTS, SPY KIDS, STUART LITTLE e mais de 140 projectos de cinema e televisão. Também teve uma colaboração de 26 anos com Quentin Tarantino.

É autor de mais de 50 artigos, entrevistas e avaliações relacionadas com a Produção de Mix de Som. Tem sido frequentemente professor de workshops e orador convidado em simpósios de som internacionais, incluindo o Programa de Ouro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, American Film Institute, a Dutch National Film School- Amsterdam, National Film and Television School UK, University of Greenwich-London, Instituto Westerdals para filmes e media -Oslo, Agenzia Spaziale Italiana(Agência Espacial Italiana)-Roma, Institute of Technology Tralee- Irlanda, Rycote World Sound Symposium, USC/Jiao Tong (programa de Mestrado em Cinema de Shangai), Maine Media Workshops Master Class, School of Visual Arts Master Class. The Norwegian Bjoksjo Sound Symposium, The Beijing Film Academy, K-Tek Master Class 2019-Munich & Paris, The Directors Guild of America, Digital Video Expo, AES e Cinema Audio Society e muitos outros.

Conta com 30 anos como membro da direção da Sociedade de Cinema Áudio e cumpriu os dois mandatos completos como Presidente e Vice-Presidente da CAS. Também serviu cinco mandatos como presidente da IATSE Local 695 (o sindicato de som de cinema em Los Angeles) e também serviu nove mandatos no Comité Executivo do ramo de Som da Academia de Artes e Ciências do Cinema, bem como em vários subcomités da AMPAS.