Masterclass with Isabel Coixet

08 OUT // 18h00 // Auditorium

Cargo: Diretora, Escritora e Produtora

Principais Obras: The Secret Life of Words (2005), The Bookshop (2017) 

Paralelamente a uma ampla retrospetiva da sua obra, acolheremos uma masterclass com a cineasta catalã Isabel Coixet. Ela falará sobre a sua carreira cinematográfica, e como melhor atingir as suas metas e objetivos como cineasta.

A masterclass será moderada por Jo Monteiro, CSA, diretora de casting para filmes internacionais, séries televisivas e anúncios publicitários, sediada em Portugal.

 

__

 

Isabel Coixet é um dos maiores expoentes do cinema contemporâneo em Espanha. Com uma licenciatura em história e uma formação em publicidade, a cineasta rapidamente se tornou uma figura singular na cinematografia espanhola, escapando a muitos dos estereótipos e discursos tradicionais do seu cinema local. Inquestionavelmente catalã, Isabel Coixet é pioneira na luta pela paridade de género na indústria cinematográfica, quer como referência no seu próprio país, onde abriu o caminho para a entrada em cena de vários novos cineastas, quer como uma das fundadoras e Presidente Honorária da EWA - European Women's Audiovisual Network. O cinema de Isabel Coixet trata frequentemente de muitos dos conflitos existencialistas mais relevantes do nosso tempo, e ela é um caso raro de sucesso internacional, produzindo várias obras notáveis do outro lado do Atlântico.

 

Jo Monteiro, CSA trabalha como diretora de casting há 15 anos. Os seus créditos incluem produções para o Canal+, Pathé, HBO e Glória em breve na Netflix, que será transmitida em 190 países. De 1992 a 1996, Jo frequentou a Université Libre de Bruxelles (Bélgica), adquirindo assim um diploma em Estudos Cinematográficos, onde aprendeu com realizadores prestigiados, tais como Luc Dardenne e Ettore Scola. Antes de ser diretora de casting, ela trabalhou como assistente de realização por mais de 10 anos. Esta posição ensinou-a a ter uma visão global do processo de casting, desde o estúdio até ao set de filmagens.