Guillermo García-Ramos

Ocupação na indústria: Realizador e Escritor

Nacionalidade: Espanhola

Principais trabalhos: From Kuleshov to Berlanga (2004) e Tukki. The enviromental footprint (2010)

Principais prémios e nomeações: Melhor documentário no Festival de Pamplona por Tukki. The enviromental footprint (2010)

Após terminar os estudos em direito, Guillermo García-Ramos seguiu o seu sonho de se dedicar ao cinema ao ir estudar para a famosa New York Film Academy, onde começou a produzir uma serie de curtas-metragens como por exemplo Doctor from Hell (1997), Final Film (1998) e The Extra (2000), projectos que permitiram um primeiro olhar para o cariz multi-facetado do jovem espanhol.

Após esta primeira fase, Ramos iniciou uma fase caracterizada pela experimentação de diferentes formatos, em filmes como a animação This Demon's Room (2001).

Após completar um dos seus mais famosos filmes, From Kuleshov to Berlanga (2004), completou a sua primeira longa-metragem: Nowhere (2004). Em seguimento do sucesso alcançado começou a trabalhar frequentemente numa serie de projectos para televisão, com um ênfase especial no formato de documentário, para grandes redes como a TVE, Multicanal e New Atlantis. Começou também a trabalhar directamente para vários ONGs, produzindo filmes que cobriam variados temas de cariz social e ambiental.

Em 2010 produziu e realizou Tukki. The Environmental Footprint (2010), que resultou na entrega de um prémio de grande relevo no Festival de Pamplona. Desde então, tem desenvolvido vários trabalhos utilizando uma variedade significativa de métodos e processos, em particular utilizando diferentes novas tecnologias.