Ocupação na indústria: Realizador
Nacionalidade: Islandês
Principais trabalhos: 101 Reykjavik (2000) e Everest (2015)
Principais prémios e nomeações: Vencedor de um prémio Edda na categoria de Melhor Realizador por The Deep (2012)
Baltasar Kormákur é um actor, produtor e realizador Islandês bem estabelecido, com uma carreira de quase 30 anos.
O seu trabalho divide-se por uma multiplicidade de áreas, desde o teatro, aos filmes e à televisão. Nascido em Reykjavik, o realizador de 53 anos formou-se como ator na Academia Nacional de Belas Artes da Islândia em 1990. Pouco depois da formatura, ssinou contrato com o Teatro Nacional da Islândia, onde trabalhou como ator protagonista durante sete anos. Para além do seu trabalho como ator no Teatro Nacional, Kormákur também encenou e produziu várias peças de teatro independentes.
Em 2000, Baltasar Kormákur estrou-se como realizador com a sua primeira longa-metragem 101 Reykjavik, baseada no livro de Hallgrímur Helgason. O filme revelou-se um sucesso internacional e mereceu o Discovery Award no Festival Internacional de Toronto. Baltasar escreveu, realizou e protagonizou o filme. Os seus filmes seguintes como The Sea (2002), A Little Trip to Heaven (2005), Jar City (2006) e White Night Wedding (2008) foram todos bem-sucedidos na Islândia, tendo merecido também vários prémios internacionais.
Em 2012, Kormákur realizou e co-produziu o filme Contraband, um remake do filme Islandês Reykjavik-Rotterdam, que foi protagonizado por Mark Whalberg, Ben Foster e Kate Beckinsale. Nesse mesmo ano The Deep estreou na Islândia e arrecadou cerca de 50% das receitas de bilheteira so país. O filme, originalmente Djúpið, também levou para casa um número recorde de prémior Edda (11 no total), inclíndo nas principais categorias como Melhor Filme do Ano, Melhor Realizador e Melhor Ator Principal.
Mais recentemente, Kormákur realizou e co-produziu o Adfirt, o drama de 2018 que conta com Shailene Woodley e Sam Claflin.
Baltasar Kormákur criou a sua própria produtora, a Blueeyes Productions em 1999, de modo a conseguir focar-se essencialmente na escrita, produção e realização de longas-metragens. A Companhia está atualmente integrada nos RVK Studios, onde Kormákur ocupa a posição de diretor e presidente de conselho.