Sobre o FEST- Training Ground

FEST - Training Ground é a secção educacional do FEST - Festival Novos Realizadores|Novo Cinema.

A décima edição terá lugar de 19 a 24 de Junho de 2018 em Espinho, Portugal.

São mais de 25 masterclasses e 10 Workshops durante o festival, onde os participantes - cineastas emergentes, estudantes de cinema e entusiastas de cinema vindos de todo o mundo - descobrem os bastidores do cinema na primeira pessoa, através de Workshops e Masterclasses com alguns dos mais conceituados profissionais da indústria cinematográfica. Além de aprenderem com os especialistas, os participantes podem partilhar as suas experiências e ampliar a sua rede de contactos com outros participantes num ambiente relaxado mas cheio de energia.

Programa

O FEST – Training Ground está desenhado de forma a permitir que cada participante molde o seu programa individual de acordo com os seus interesses e prioridades.

São abordados vários temas chave incluindo: Cinematografia, Realização, Edição, Design de Som, Fotografia, Design de Produção, Representação, Casting, Cinema Documental, Maquilhagem, Produção, distribuição, financiamento, entre muitas outras.

O programa será constituído por diferentes formatos:

MasterclassesDurante duas horas, os convidados levam os participantes numa viagem pelas suas carreiras, pelos sucessos e insucessos, explicando o seu processo de trabalho e como isso influência os restantes membros da equipa. 

Workshops - Geralmente leccionados com grupos mais reduzidos, dão aos participantes a oportunidade de meter as mãos na massa. A natureza mais prática de um workshop, permite que através de exercícios e discussões os participantes aprendam técnicas e desenvolvam capacidades associadas a um determinado ofício do cinema. A duração de cada workshop varia mediante o seu tema e o profissional convidado. 

AtelierNestas sessões de duas horas, os participantes têm a oportunidade de espreitar o dia-a-dia do trabalho de um profissional de cinema. Cada convidado demonstra e explica a sua profissão com exemplos práticos, permitindo um melhor entendimento do seu processo de trabalho e as decisões que envolvem.

Todas as sessões são leccionadas em Inglês

 

O Local

Todas as actividades do FEST – Training Ground acontecem no Centro Multimeios de Espinho

O Centro Multimeios de Espinho é uma moderna infraestrutura equipada com os mais actuais serviços digitais, capazes de responder a todo o tipo de necessidades de um evento cinematográfico.

Auditorio Principal

Uma sala de cinema com 281 cadeiras onde todas as Masterclasses e Atelier do Training Ground acontecem, assim como duas sessões noturnas das competições de curtas e longas metragens do festival. Esta sala também alberga as cerimónias de abertura e encerramento do FEST.

 

Sala 2

Sala com 80 lugares sentados onde todos os workshops do Training Ground e sessões especiais tomam lugar.

 

Actividades de Networking

O FEST é uma plataforma de comunicação única para os participantes do Training Ground que, para além das actividades principais do programa, têm a oportunidade de estabelecer contacto com pessoas de vários países e experiências. O Networking é extremamente importante na industria do cinema e é por isso que no FEST não existe zona VIP.

Igualmente importante é a constante troca de experiências e perspectivas que enriquecem e amplificam as perspectivas e conhecimentos. Por isso mesmo, existem uma série de actividades paralelas, desenhadas para proporcionar uma plataforma sólida para o crescimento académico e profissional e para realçar as oportunidades de networking:

Industry MeetingsPlataforma onde alguns dos convidados do festival estão disponíveis para os participantes, seja para uma discussão casual ou para feedback nos seus projectos. Consistem em conversas individuais com a duração de aproximadamente 15 minutos cada. Necessita de marcação prévia consoante a disponibilidade.

Filmmakers CornerUm espaço para os participantes exporem o seu trabalho. Esta área estará aberta durante o evento e pode ser reservada, sem qualquer custo, por qualquer participante no Guest Office do Centro Multimeios de Espinho.

Speed Meeting - No primeiro dia do evento, são criados no palco do Auditório dois grandes circulos de participantes, que rodam entre si em sentidos opostos. Frente a frente, os participantes têm um minuto para se apresentarem à pessoa que se encontra à sua frente e assim conhecer os restantes participantes e convidados.  

Networking DinnersNetworking à mesa de jantar. Os Networking Dinners acontecem todos as noites durante o FEST e são um local onde os participantes e convidados, partilham uma refeição variada e tradicionalmente Portuguesa (para além das opções vegetarianas) numa atmosfera alegre e aberta. NOTA: Os Networking Dinners requerem inscrição separada.

FEST NightsTodas as noites do FEST, são noites de festa. 

 

Preço de Inscrição

O pass que garante acesso, durante os 6 dias, ao FEST – Training Ground e restantes actividades do FEST – New Directors | New Films Festival, custa €69,99. Este passe não inclui alojammento

Até 30 de Novembro o pass está disponível a um preço early bird de €59.99

Entre 30 de Novembro 2017 e 31 de maio 2018 - 69,99 euros

Após 31 de maio 2018 - 79,99 euros

Ver opções de Passes e Packs com alojamento.

 

Para qualquer questão adicional por favor contactar para o fest@fest.pt