Depois de serem recebidos pela organização, os participantes são convidados a participar no que já se tornou uma tradição do Training Ground: o Speed Meeting. O grupo inteiro será organizado em dois círculos concêntricos que se vão mover em direções opostas, encarando-se. Durante dois minutos, cada um dos participantes vai poder apresentar-se e ficar a conhecer um pouco a pessoa que está à sua frente.
Depois de serem recebidos pela organização, os participantes são convidados a participar no que já se tornou uma tradição do Training Ground: o Speed Meeting. O grupo inteiro será organizado em dois círculos concêntricos que se vão mover em direções opostas, encarando-se. Durante dois minutos, cada um dos participantes vai poder apresentar-se e ficar a conhecer um pouco a pessoa que está à sua frente.
O reconhecido dinamarquês-chileno, Diretor de Fotografia (DOP), vem pela primeira vez ao FEST para falar sobre o seu trabalho em The House That Jack Built.
Nesta masterclass, Claro não só irá discutir sobre o seu processo criativo e como ele chegou ao produto final, como também falar sobre Dogme 95, o movimento de realização usado pelos realizadores dinamarqueses como Lars von Trier, com quem ele colabora há já bastante tempo.
O reconhecido dinamarquês-chileno, Diretor de Fotografia (DOP), vem pela primeira vez ao FEST para falar sobre o seu trabalho em The House That Jack Built.
Nesta masterclass, Claro não só irá discutir sobre o seu processo criativo e como ele chegou ao produto final, como também falar sobre Dogme 95, o movimento de realização usado pelos realizadores dinamarqueses como Lars von Trier, com quem ele colabora há já bastante tempo.
Não é assim tão invulgar aparecerem produções de filmes com orçamentos surreais e inconsistentes, o que acontece por falta de experiência ou por ser um departamento desvalorizado. Nesta masterclass, Gareth Wiley irá partilhar a sua vasta experiência ao apresentar os seus melhores trabalhos a este nível e como se deve apresentar um orçamento do filme, independentemente de ser uma grande produção ou uma curta-metragem.
Não é assim tão invulgar aparecerem produções de filmes com orçamentos surreais e inconsistentes, o que acontece por falta de experiência ou por ser um departamento desvalorizado. Nesta masterclass, Gareth Wiley irá partilhar a sua vasta experiência ao apresentar os seus melhores trabalhos a este nível e como se deve apresentar um orçamento do filme, independentemente de ser uma grande produção ou uma curta-metragem.
O editor bastante conhecido pelo seu trabalho desenvolvido com o realizador Ken Loach irá apresentar uma masterclass cujo principal foco será a “Edição do Realismo Social”, revelando como adicionar um ambiente mais realista e um sentimento mais naturalista a um filme. A sua masterclass vai dar a oportunidade aos realizadores e editores para compreenderem a singularidade de editarem um específico tipo de filmes e usufruírem da perspectiva e da técnica de Morris.
O editor bastante conhecido pelo seu trabalho desenvolvido com o realizador Ken Loach irá apresentar uma masterclass cujo principal foco será a “Edição do Realismo Social”, revelando como adicionar um ambiente mais realista e um sentimento mais naturalista a um filme. A sua masterclass vai dar a oportunidade aos realizadores e editores para compreenderem a singularidade de editarem um específico tipo de filmes e usufruírem da perspectiva e da técnica de Morris.
Gareth irá orientar os participantes em como construir um plano de negócios de modo muito prático e de forma interativa. Ao usar Screen Advantage como uma ferramenta e e estrutura, Gareth irá clarificar conceitos como waterfall, revenues, investment, soft money, equity e irá abordar como um projeto deve ser financeiramente devidamente apresentado durante o processo de desenvolvimento.
Gareth irá orientar os participantes em como construir um plano de negócios de modo muito prático e de forma interativa. Ao usar Screen Advantage como uma ferramenta e e estrutura, Gareth irá clarificar conceitos como waterfall, revenues, investment, soft money, equity e irá abordar como um projeto deve ser financeiramente devidamente apresentado durante o processo de desenvolvimento.
Um realizador bem estabelecido e vencedor de um BAFTA, Pete Travis irá trabalhar na sua masterclass a arte de dirigir atores. A sua aula será tanto teórica como prática, na medida em que ele vai partilhar o seu conhecimento de direção e vai propor exercícios interativos ao público. O público também terá a oportunidade de aprender como Pete resolveu os problemas encontrados durante o processo de realização do seu filme.
Um realizador bem estabelecido e vencedor de um BAFTA, Pete Travis irá trabalhar na sua masterclass a arte de dirigir atores. A sua aula será tanto teórica como prática, na medida em que ele vai partilhar o seu conhecimento de direção e vai propor exercícios interativos ao público. O público também terá a oportunidade de aprender como Pete resolveu os problemas encontrados durante o processo de realização do seu filme.
Nas suas próprias palavras, Baltasar Kormakur “vem de um país onde se tu queres as coisas feitas, tens de ser tu próprio a fazê-las”. Ele aprendeu a lição tão bem que se tornou um dos melhores realizadores e produtores do topo da lista da Islândia, assim como um ator e performer de sucesso. Na sua masterclass, irá focar como construiu a sua carreira do zero, num país com apenas 300.000 habitantes, e partilhar a sua experiência, que ganhou durante quase 30 anos de trabalho versátil na indústria audiovisual, desde que partiu da sua pequena cidade natal até chegar a Hollywood.
Nas suas próprias palavras, Baltasar Kormakur “vem de um país onde se tu queres as coisas feitas, tens de ser tu próprio a fazê-las”. Ele aprendeu a lição tão bem que se tornou um dos melhores realizadores e produtores do topo da lista da Islândia, assim como um ator e performer de sucesso. Na sua masterclass, irá focar como construiu a sua carreira do zero, num país com apenas 300.000 habitantes, e partilhar a sua experiência, que ganhou durante quase 30 anos de trabalho versátil na indústria audiovisual, desde que partiu da sua pequena cidade natal até chegar a Hollywood.
Clifford De Spenser é um dos formadores de voz, linguagem e dialecto mais experientes da indústria cinematográfica. Na sua aula, Clifford vai partilhar métodos teóricos e práticos para melhorar a dicção e a pronúncia do desempenho dos atores. Os participantes terão a única oportunidade não só de desenvolver as suas aptidões como também aprender através da sua experiência realizada em filmes independentes de baixo-custo, em sucessos de bilheteira de Hollywood e em teatro para televisão.
Clifford De Spenser é um dos formadores de voz, linguagem e dialecto mais experientes da indústria cinematográfica. Na sua aula, Clifford vai partilhar métodos teóricos e práticos para melhorar a dicção e a pronúncia do desempenho dos atores. Os participantes terão a única oportunidade não só de desenvolver as suas aptidões como também aprender através da sua experiência realizada em filmes independentes de baixo-custo, em sucessos de bilheteira de Hollywood e em teatro para televisão.
O workshop apresentado pela Cooke “Imagination captured through glass” irá refletir o significado histórico que a lente Cooke desempenhou durante o início da indústria da Motion Picture. Também será considerado um olhar para dentro das diferentes lentes da série Cooke Optics reproduzidas hoje em dia. Desde lentes com formato vintage até formatos digitais Full Frame, o workshop irá incluir trabalho de campo do alcance visual e das cenas testadas. O vidro desempenha um papel essencial ao transformar ações vívidas em imagens em movimento. A Cooke Optics convida-o a descobrir o que faz “The Cooke Look” e o motivo pelo qual cinematográficos de todo o mundo admira a sua essência.
O workshop apresentado pela Cooke “Imagination captured through glass” irá refletir o significado histórico que a lente Cooke desempenhou durante o início da indústria da Motion Picture. Também será considerado um olhar para dentro das diferentes lentes da série Cooke Optics reproduzidas hoje em dia. Desde lentes com formato vintage até formatos digitais Full Frame, o workshop irá incluir trabalho de campo do alcance visual e das cenas testadas. O vidro desempenha um papel essencial ao transformar ações vívidas em imagens em movimento. A Cooke Optics convida-o a descobrir o que faz “The Cooke Look” e o motivo pelo qual cinematográficos de todo o mundo admira a sua essência.
Dominic Murphy tem mais de 20 anos de experiência em trabalho de terreno, muito do qual se dedicou a melhorar o "Method, Madness & Mindfulness". Esta técnica combina duas paixões, o método de representar e de dedicar-se plenamente. Nesta masterclass, ele irá introduzir os pontos principais da sua prática tal como dar a conhecer as principais ferramentas que certamente ajudarão os realizadores a compreenderem melhor o processo do ator, a criar autenticidade no seu trabalho e a aproveitar e melhorar o seu potencial criativo.
(Esta masterclass será seguida de um workshop prático durante o dia)
Dominic Murphy tem mais de 20 anos de experiência em trabalho de terreno, muito do qual se dedicou a melhorar o "Method, Madness & Mindfulness". Esta técnica combina duas paixões, o método de representar e de dedicar-se plenamente. Nesta masterclass, ele irá introduzir os pontos principais da sua prática tal como dar a conhecer as principais ferramentas que certamente ajudarão os realizadores a compreenderem melhor o processo do ator, a criar autenticidade no seu trabalho e a aproveitar e melhorar o seu potencial criativo.
(Esta masterclass será seguida de um workshop prático durante o dia)
A galardoada diretora de casting, Nancy Bishop, irá falar sobre os desafios de selecionar um elenco quer para os produtores como para os realizadores. A masterclass aborda o inteiro processo de seleção, destacando como os realizadores e produtores devem trabalhar em conjunto na escolha de atores. Os seguintes tópicos serão contemplados: como escolher o protagonista e os restantes atores, as diferenças de contratar atores profissionais e não profissionais, segredos para selecionar e trabalhar com crianças e como alcançar a ‘verdade’ do ator durante a audição.
A galardoada diretora de casting, Nancy Bishop, irá falar sobre os desafios de selecionar um elenco quer para os produtores como para os realizadores. A masterclass aborda o inteiro processo de seleção, destacando como os realizadores e produtores devem trabalhar em conjunto na escolha de atores. Os seguintes tópicos serão contemplados: como escolher o protagonista e os restantes atores, as diferenças de contratar atores profissionais e não profissionais, segredos para selecionar e trabalhar com crianças e como alcançar a ‘verdade’ do ator durante a audição.
A cinematografia está no coração do processo de filmagem, e não é um processo mecânico mas a sua contribuição é essencial para o processo criativo do filme. Na sua masterclass, Stuart irá abordar como a sua contribuição é feita e como a colaboração entre o cinematográfico e o realizador poderá ser alcançada com sucesso.
Esta masterclass é patrocinada pela Cooke Optics
A cinematografia está no coração do processo de filmagem, e não é um processo mecânico mas a sua contribuição é essencial para o processo criativo do filme. Na sua masterclass, Stuart irá abordar como a sua contribuição é feita e como a colaboração entre o cinematográfico e o realizador poderá ser alcançada com sucesso.
Esta masterclass é patrocinada pela Cooke Optics
Ross Baker é um colorista sénior na Halo, reconhecido como um dos profissionais mais criativos para pós-produção em Londres. Nesta masterclass, vai partilhar algum do conhecimento que foi adquirindo ao longo de duas décadas de experiência, trabalhando em diferentes géneros conematográficos incluindo Drama, Publicidade, Documentários, Vídeos empresariais, Vídeos de Música e longas-metragens em 2D e 3D.
Ross Baker é um colorista sénior na Halo, reconhecido como um dos profissionais mais criativos para pós-produção em Londres. Nesta masterclass, vai partilhar algum do conhecimento que foi adquirindo ao longo de duas décadas de experiência, trabalhando em diferentes géneros conematográficos incluindo Drama, Publicidade, Documentários, Vídeos empresariais, Vídeos de Música e longas-metragens em 2D e 3D.
Dominic Murphy, um realizador com mais de 20 anos de experiência irá orientar um workshop durante meio dia sobre Method Madness & Mindfulness. O realizador de White Lightnin (2009) teve aulas com o reconhecido método de formação de atores de Jack Waltzer, que desenvolveu esta técnica no Estúdio de Atores com os melhores professores do Método de Stanislavski. Ao combinar estas duas paixões, o método de representar e de dedicar-se plenamente, Dominic Murphy conseguiu uma técnica singular da representação que desafia os atores a explorar os seus campos emocionais. O workshop irá ajudar os realizadores a entenderem o processo de dramatização, a criar um trabalho com autenticidade e melhorar todo o potencial criativo.
Dominic Murphy, um realizador com mais de 20 anos de experiência irá orientar um workshop durante meio dia sobre Method Madness & Mindfulness. O realizador de White Lightnin (2009) teve aulas com o reconhecido método de formação de atores de Jack Waltzer, que desenvolveu esta técnica no Estúdio de Atores com os melhores professores do Método de Stanislavski. Ao combinar estas duas paixões, o método de representar e de dedicar-se plenamente, Dominic Murphy conseguiu uma técnica singular da representação que desafia os atores a explorar os seus campos emocionais. O workshop irá ajudar os realizadores a entenderem o processo de dramatização, a criar um trabalho com autenticidade e melhorar todo o potencial criativo.
Não é só essencial ter em conta as leis para a preparação do seu filme, como se torna cada vez mais importante. Desde pequenas produções até às maiores, ter uma clara compreensão do que as implicações legais de uma produção acarreta pode salvá-lo de enormes dores de cabeça ou de filmes por terminar.
Na sua masterclass Jennifer Parker irá partilhar uma visão geral do processo e focar algumas considerações importantes
Não é só essencial ter em conta as leis para a preparação do seu filme, como se torna cada vez mais importante. Desde pequenas produções até às maiores, ter uma clara compreensão do que as implicações legais de uma produção acarreta pode salvá-lo de enormes dores de cabeça ou de filmes por terminar.
Na sua masterclass Jennifer Parker irá partilhar uma visão geral do processo e focar algumas considerações importantes
Realizado por Alejandro Amenabar e protagonizado por Nicole Kidman, The Others alcançou um sucesso na crítica e de bilheteira dos melhores filmes de 2001. Produzido por Fernando Bovaira, que irá apresentar na sua masterclass um caso de estudo de como o filme foi desenvolvido, ele irá também falar sobre os desafios do seu trabalho e revelar como conseguiu ultrapassar os obstáculos para chegar ao produto final e como se tornou um projeto de tanto sucesso.
Realizado por Alejandro Amenabar e protagonizado por Nicole Kidman, The Others alcançou um sucesso na crítica e de bilheteira dos melhores filmes de 2001. Produzido por Fernando Bovaira, que irá apresentar na sua masterclass um caso de estudo de como o filme foi desenvolvido, ele irá também falar sobre os desafios do seu trabalho e revelar como conseguiu ultrapassar os obstáculos para chegar ao produto final e como se tornou um projeto de tanto sucesso.
Esta masterclass sobre Pós-produção será orientada por um dos mais experientes gestores em pós-produção do campo: David Turner, Head of Film em Halo, que vem partilhar no FEST uma perspetiva da pós-produção (discussão dos diferentes estádios e disciplinas), recomendar aos realizadores que estão a planear a pós ainda em pré-produção, mostrar alguns exemplos básicos de um trabalho fluído, falar sobre o impacto de algumas novas tecnologias (tais como formatos de som envolvente e espaços de cor HDR) e sobre a análise de alguns orçamentos-tipo e prazos para filmes e televisão.
Esta masterclass sobre Pós-produção será orientada por um dos mais experientes gestores em pós-produção do campo: David Turner, Head of Film em Halo, que vem partilhar no FEST uma perspetiva da pós-produção (discussão dos diferentes estádios e disciplinas), recomendar aos realizadores que estão a planear a pós ainda em pré-produção, mostrar alguns exemplos básicos de um trabalho fluído, falar sobre o impacto de algumas novas tecnologias (tais como formatos de som envolvente e espaços de cor HDR) e sobre a análise de alguns orçamentos-tipo e prazos para filmes e televisão.
Como conseguir o melhor de si e ser o melhor cineasta que consegue ser.
Como conseguir o melhor de si e ser o melhor cineasta que consegue ser.
É isto realidade? Ou é só fantasia? São estas as perguntas que o ator Rami Malek coloca ao público por causa do seu retrato real de Freddie Mercury no filme “Bohemian Rhapsody” ser tão convincente que foi difícil de acreditar que Malek não era realmente Mercury algures renascido — especialmente quando a personagem que representava Freddie cantava.
Isto deveu-se por que quem cantava (na maior parte) era realmente Freddie Mercury. Além de cantar, especialmente nas cenas do ‘não-concerto’, foi desempenhado por Freddie Mercury sound-alike Marc Martel. Juntar essas vozes e fazê-las emergir da boca de Malek Putting requiriu mais do que ‘cuidado’ ao editar.
John Warhurst e Nina Hartstone fazem parte da equipa que conseguiu este resultado fabuloso. Nesta masterclass, este par vai apresentar um caso de estudo sobre como eles conseguiram um resultado notável.
É isto realidade? Ou é só fantasia? São estas as perguntas que o ator Rami Malek coloca ao público por causa do seu retrato real de Freddie Mercury no filme “Bohemian Rhapsody” ser tão convincente que foi difícil de acreditar que Malek não era realmente Mercury algures renascido — especialmente quando a personagem que representava Freddie cantava.
Isto deveu-se por que quem cantava (na maior parte) era realmente Freddie Mercury. Além de cantar, especialmente nas cenas do ‘não-concerto’, foi desempenhado por Freddie Mercury sound-alike Marc Martel. Juntar essas vozes e fazê-las emergir da boca de Malek Putting requiriu mais do que ‘cuidado’ ao editar.
John Warhurst e Nina Hartstone fazem parte da equipa que conseguiu este resultado fabuloso. Nesta masterclass, este par vai apresentar um caso de estudo sobre como eles conseguiram um resultado notável.
Scandar Copti é conhecido pelo filme Ajami, inteiramente feito a partir do método Singular Drama, o qual consiste em criar situações dramáticas num filme usando as respostas emocionais humanamente possíveis ao simular situações fictícias. O método Singular Drama não é só aplicado a atores profissionais como a atores não profissionais (os realizadores usam muitas vezes o efeito surpresa ao dirigir os atores para determinadas cenas para garantir autênticas respostas emocionais). Durante este workshop prático, os participantes irão aprender e experienciar as técnicas que Scandar usa durante a preparação dos atores não profissionais assim como durante as gravações. Os participantes irão debruçar-se no processo de dirigir atores não profissionais assim como aprender técnicas para livrá-los do medo da câmera. Também terão a oportunidade de experimentar técnicas de improvisação.
Scandar Copti é conhecido pelo filme Ajami, inteiramente feito a partir do método Singular Drama, o qual consiste em criar situações dramáticas num filme usando as respostas emocionais humanamente possíveis ao simular situações fictícias. O método Singular Drama não é só aplicado a atores profissionais como a atores não profissionais (os realizadores usam muitas vezes o efeito surpresa ao dirigir os atores para determinadas cenas para garantir autênticas respostas emocionais). Durante este workshop prático, os participantes irão aprender e experienciar as técnicas que Scandar usa durante a preparação dos atores não profissionais assim como durante as gravações. Os participantes irão debruçar-se no processo de dirigir atores não profissionais assim como aprender técnicas para livrá-los do medo da câmera. Também terão a oportunidade de experimentar técnicas de improvisação.
Nesta masterclass, o agente de talentos Steve Cash vai elucidar o público acerca de como atores e atrizes se devem aproximar e comunicar com agentes de modo a maximizar as suas hipóteses de sucesso, fornecendo-lhes conhecimento em primeira mão acerca da relação ator-agente, acerca de audições, gravações próprias, entre outros.
Nesta masterclass, o agente de talentos Steve Cash vai elucidar o público acerca de como atores e atrizes se devem aproximar e comunicar com agentes de modo a maximizar as suas hipóteses de sucesso, fornecendo-lhes conhecimento em primeira mão acerca da relação ator-agente, acerca de audições, gravações próprias, entre outros.
O tão aclamado editor de som Eddy Joseph irá abordar na sua masterclass como construir uma carreira como editor de som. Eddy será acompanhado por John Warhurst e Nina Hartstone, com quem Eddy trabalhou recentemente e trilhou o seu caminho e agora tem uma carreira profícua no terreno.
O tão aclamado editor de som Eddy Joseph irá abordar na sua masterclass como construir uma carreira como editor de som. Eddy será acompanhado por John Warhurst e Nina Hartstone, com quem Eddy trabalhou recentemente e trilhou o seu caminho e agora tem uma carreira profícua no terreno.
Num mercado altamente competitivo, onde produtores e gestores financeiros têm sempre pouco tempo para gastar, e muitos projetos para analisar, os realizadores devem aprender a comunicar os seus projetos de um modo direto, eficiente e apaixonado. Esta masterclass será dada por dois especialistas em pitching, que apresentarão técnicas cruciais de pitching que certamente ajudarão os realizadores a desenvolver, apresentar e vender o seu futuro projeto ao seu público.
Num mercado altamente competitivo, onde produtores e gestores financeiros têm sempre pouco tempo para gastar, e muitos projetos para analisar, os realizadores devem aprender a comunicar os seus projetos de um modo direto, eficiente e apaixonado. Esta masterclass será dada por dois especialistas em pitching, que apresentarão técnicas cruciais de pitching que certamente ajudarão os realizadores a desenvolver, apresentar e vender o seu futuro projeto ao seu público.
Os festivais de cinema são uma importante ferramenta para os realizadores. Não muitas vezes os festivais são mal interpretados por eles. Nesta masterclass Mihai tentará clarificar esta noção. Como selecionar e distribuir os filmes pelo festival? Que oportunidades se podem retirar? E como se poderá posicionar ao comparecer num festival de cinema?
Os festivais de cinema são uma importante ferramenta para os realizadores. Não muitas vezes os festivais são mal interpretados por eles. Nesta masterclass Mihai tentará clarificar esta noção. Como selecionar e distribuir os filmes pelo festival? Que oportunidades se podem retirar? E como se poderá posicionar ao comparecer num festival de cinema?
A galardoada espanhola, produtora e engenheira de som, Salomé Limón irá dar um workshop sobre sonoplastia para um baixo orçamento, dando dicas e partilhando o seu conhecimento com o público do FEST. Para tornar esta experiência o mais dinâmica possível, ela irá misturar teoria e prática e recriar o desenho de som das cenas dos filmes onde ela trabalhou. O público também poderá tirar proveito da sua vasta experiência, uma vez que trabalhou com nomes incríveis tanto da indústria da música como do cinema.
A galardoada espanhola, produtora e engenheira de som, Salomé Limón irá dar um workshop sobre sonoplastia para um baixo orçamento, dando dicas e partilhando o seu conhecimento com o público do FEST. Para tornar esta experiência o mais dinâmica possível, ela irá misturar teoria e prática e recriar o desenho de som das cenas dos filmes onde ela trabalhou. O público também poderá tirar proveito da sua vasta experiência, uma vez que trabalhou com nomes incríveis tanto da indústria da música como do cinema.
Este debate irá focar-se no público. Como os realizadores e produtores identificam e compreendem o seu público durante o desenvolvimento do seu filme, como conseguem identificá-lo? E como conseguem cativá-lo? Comprometem-se com as expectativas do seu público-alvo?
Este debate irá focar-se no público. Como os realizadores e produtores identificam e compreendem o seu público durante o desenvolvimento do seu filme, como conseguem identificá-lo? E como conseguem cativá-lo? Comprometem-se com as expectativas do seu público-alvo?
Ritesh tem contemplado nos seus filmes uma poderosa e verdadeira performance. Na sua masterclass, ele vai apresentar o seu método de reescrita com os atores, tal como mostrar como ele comunica com eles de modo a garantir a melhor performance possível.
Ritesh tem contemplado nos seus filmes uma poderosa e verdadeira performance. Na sua masterclass, ele vai apresentar o seu método de reescrita com os atores, tal como mostrar como ele comunica com eles de modo a garantir a melhor performance possível.