Pitching Forum

Side Bar

O FEST Pitching Forum é uma oportunidade única que abre aos novos cineastas um mundo de possibilidades.

 

Num pitch de 5 minutos, cada participante tem a oportunidade de apresentar o seu projecto a produtores de excelência, financiadores, gestores de fundos e investidores de topo, que procuram projectos para apoiar, produzir ou financiar.

 

Chegados à  6ª edição de FEST Pitching Forum, olhamos para trás com orgulho. Por aqui passou um conjunto fantástico de projectos, que entretanto chegam à sua maturidade:

 

- O filme "Inflame", de Creylan Özgün, vencedor do prémio FEST FILM LAB 2015 estreou na Berlinale 2017;

 

- O filme “237 Years”, de Ioana Mischie - vencedor do Prémio de Mentorship faz neste momento o seu percurso em festivais internacionais, com muito sucesso;

 

- O filme “I’ll Probably Never See You Again”, de Mitja Mlakar e Mojca Pernat, vencedor do Prémio Mentorship no género Curta-Metragem, também do ano 2015, iniciou recentemente a fase de produção. Estamos todos a torcer pelo projecto;

 

- O filme “The Meaning of Life”, de Miguel Gonçalves Mendes, que é um documentário filmado um pouco por todo o mundo, em busca do sentido da vida. O filme, ainda em fase de produção, é um projecto incrível que tivemos a oportunidade de conhecer em 2014;

 

- O filme “A Broken Man”, de Julien Kerknawi, que fez parte do Pitching Fórum de 2013 teve um percurso admirável em festivais.

 

Entre muitos outros. Ao todo passaram pelo Pitching Forum mais de 100 projectos, de todo o mundo. Tivemos participantes de Hong Kong e Índia, do Reino Unido e Itália, da Bélgica e Alemanha, dos Estados Unidos e Roménia, e claro, de Portugal, entre muitos outros países.

 

As inscrições para o Pitching Forum 2017 já estão fechadas.

Os lugares são limitados, por este motivo será feita uma pré-seleção.

Apenas 28 projectos serão seleccionados.

 

Pitching Forum engloba uma componente de formação e as sessões de pitching.

Na sessão de formação, os participantes com projectos seleccionados, vão participar num programa de treino durante 3 dias, orientado por especialistas em argumento e pitching, que os irão preparar para o seu pitch.

 

Nos dias seguintes, os participantes seleccionados vão poder apresentar os seus projectos a um painel de experts, divididos entre as 3 sessões mencionadas:

– Longa-metragem

– Curta-metragem

– Documentário

 

No final de cada pitch, cada participante tem 10 minutos de feedback da parte dos produtores. Este feedback é valioso, já que os experts poderão dar os melhores e mais construtivos conselhos, baseados nos seus anos de experiência, de forma a levar cada projecto ao próximo nível.

 

No final do Pitching Forum há ainda lugar para uma reunião exclusiva com todos os produtores para um feedback personalizado e aconselhamento acerca de cada projecto.

 

Pitching Forum 2017 terá lugar em Espinho, Portugal, na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, nos dias 23 e 24 de Junho. A componente de formação será nos dias imediatamente anteriores: 20, 21 e 23 de Junho.

 

 

PRÉMIOS FEST - PITCHING FORUM

  

O projecto mais apreciado em cada uma das sessões, terá a oportunidade de ser orientado e desenvolvido por um expert. O seu apoio poderá levar o projecto seleccionado mais além. A lista de prémios é a seguinte:

 

Prémio Mentorship

Desenvolvimento do projecto com um Expert, incluindo um Mentorship durante 3 meses.

 

Prémio FEST Film Lab

Vale para participação num Workshop do FEST Film Lab.

 

Prémio de Pós-produção

Vale para período de pós-produção com um dos nossos parceiros: Goldcrest Films, Halo Post Production, Envy Post Production. 

 

 

 

Há muito mais a ganhar com o Pitching
Forum do que os prémios imediatos.

Em primeiro lugar, cada expert do nosso painel procura novos projectos para desenvolver\orientar\financiar\produzir, o que já aconteceu em anos anteriores.

 

Estará também a ganhar algo extremamente valioso: o feedback da parte de algumas das pessoas mais experientes da indústria cinematográfica, que será dado imediatamente a seguir ao pitch e pessoalmente no final da sessão.

 

O valor deste feedback é incomensurável, havendo muitas pessoas que pagam para ter este tipo de atenção dada aos seus projectos. Este feedback pode contribuir para tornar o seu projecto melhor e acompanhá-lo-á por muito tempo.

 

Estes são alguns dos formadores que marcaram presença em edições anteriores do Pitching Fórum:

 

– Michael Katz – Produtor que trabalha regularmente com Michael Haneke, para quem produziu The White Ribbon e Amour;
– Angela Bosch – conselheira de promoção, distribuição e co-produção da indústria cinematográfica espanhola;
– Paulo Trancoso – Produtor do Queen Margot e Night Train to Lisbon, da produtora Costa do Castelo Filmes;
– Cynthia Hargrove – produtora do Bottle Rocket, primeiro filme de Wes Anderson;
– Jarle Björknes – do Fimkraft, fundo norueguês de cinema;
– Luís Ismael – da produtora portuguesa Lightbox;
– Chadi Zeneddine – programador do Doha Film Institute;
– Nuno Beato – da produtora portuguesa Sardinha em Lata;
– Scandar Copti – realizador de Ajami;
 Irena Taskovski – da agência de vendas Taskovski Films;
– Tamara González – da produtora portuguesa Papaveronoir Filmes.

 

O feedback que temos tido dos nossos participantes também tem sido excelente:

 

 

“A Broken Man” - Julien Kerknawi (Participante da sessão de 2013)

Foi a minha primeira ida a um festival de cinema, em 2013, e os profissionais talentosos que podemos ver, ouvir e com quem podemos aprender muito. As pessoas que conheci, a vibe descontraída e divertida é realmente inspiradora, e quando cheguei a casa estava mais motivado para trabalhar ainda mais. A sessão de pitching foi uma óptima maneira de descobrir como pensam e que prestam atenção os investidores. Para aprender mais sobre oportunidades de pitching, este evento é obrigatório. 

 

“The Kingdom of Shadows” (“All My Heart’s Desires”) - Daniel Fawcett (Participante da sessão de 2013)

“O “The Kingdom of Shadows” deve muito ao FEST, fazer o pitching para o nosso filme no festival foi um momento chave para percebermos a direcção que queríamos que a nossa produção tomasse, permitiu-nos ver como queríamos seguir em frente e qual a melhor estrutura de produção para nós. Também conhecemos alguns dos nossos colaboradores chave no FEST, que depois de ouvirem falar sobre os nossos filmes quiseram envolver-se nesses projectos.”

 

“Wickham” – Nikolai Galitzine (Participante da sessão de 2014)

O Tim Corrie é espectacular! Ainda nos reunimos, e ele tem sido um grande apoio. A orientação ainda continua e acredito que ainda vai continuar por mais tempo. Ele é muito positivo e tem-me dado bons conselhos.  Estou agora a começar outro projecto e ele continua a acompanhar o meu progresso.

Muito, muito obrigado!!! Eu precisava mesmo disto. Ter uma figura tão importante da Industria Cinematográfica Britânica a interessar-se no meu trabalho deu-me uma enorme confiança para seguir em frente.”

 

“Lessons of Love” - Marija Fridinovaitè (Participante da sessão de 2015)

A coisa mais importante que aprendi no FEST - Pitching Forum foi a ter confiança - confiarmos em nós próprios e no nosso projecto. Não há ninguém no mundo que possa contar a nossa história melhor que nós próprios. Apesar de exigir alguma preparação, é tudo acerca de nós. Com a preparação vem o respeito pela audiência e pelo sucesso. Em Espinho aprendi que o importante não é a apresentação em si, mas sim ser honesto e humilde. Se o nosso coração está lá, não há nada a temer.

 

 

REGISTO DE PROJECTOS

As inscrições estão abertas. Boa sorte!

Para mais informações: pitching@fest.pt