Sobre FEST - Pitching Forum

Side Bar

Sobre o Pitching Forum

 

O período de submissões de projectos para o FEST – Pitching Forum está aberto!

 

O FEST – Pitching Forum é a secção dedicada ao financiamento e co-produção do FEST. Este fórum tem como objectivos a facilitação, desenvolvimento e financiamento de projetos cinematográficos.

 

Cada participante tem 5 minutos para apresentar o pitch do seu projecto a experts de renome internacional, dos quais produtores,distribuidores, financiadores, todas à procura de novos projectos para apoiar. No final de cada apresentação, seguem-se 10 minutos de discussão entre o participante e os experts. Cada participante terá, ainda, uma reunião individual com todo o painel de experts para um feedback e aconselhamento privados, no final da sessão.

 

Os projectos são divididos em três categorias: curtas-metragens, longas-metragens e documentários. Cada sessão é dedicada a uma categoria, de forma a que cada painel possua experts da indústria internacional de cinema que trabalhe em cada uma destas áreas.

 

Antes do Forum, propriamente dito, os participantes têm direito a participar num workshop de três dias sobre apresentação de projectos, dado por experts nessa área, de forma melhorem ao máximos os seus projectos e a forma de os apresentar.

 

FEST – Pitching Forum terá lugar em Espinho, Portugal, na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, nos dias 22 e 23 de Junho de 2018. O workshop terá lugar nos três dias imediatamente anteriores: 19, 20 e 21 de Junho.

 

 

SUBMETE O TEU PROJECTO AGORA!

Por favor, antes de submeter o seu projecto, leia o regulamento. A submissão do projecto implicará que leu e aceitou cumprir o regulamento.

Para submeter o seu projecto, por favor, clique aqui.

 

 

DATAS E PRAZOS DE INSCRIÇÃO

Período de submissão: 2 de Outubro 2017 a 1 de Abril de 2018

Notificação de selecção de projectos: Meio de Abril/Inicio de Maio de 2018

 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

Em 2017, realizou-se a 6ª edição do FEST – Pitching Forum. Olhamos para estas 6 edições com um imenso orgulho. Já foram apresentados mais de 200 projectos, de todos os cantos do mundo, foram apresentados no FEST – Pitching Forum, desde Hong Kong, Índia, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Estados Unidos da América e, claro, Portugal.

 

Ao longo de todas estas edições, vimos nascer e acompanhamos tantos projectos incríveis como:

 

- A longa-metragem “Inflame”, realizada por Ceylan Özgün, vencedora de um Prémio FEST FILM LAB em 2015, cuja estreia internacional foi na

Berlinale 2017;

 

- “237 Years” realizado por Ioana Mischie – vencedora do Prémio Mentoria em 2015, está a fazer sucesso considerável no circuito de festivais;

 

- A curta-metragem “I’ll Probably Never See You Again”, realizados por from Mitja Mlakar and Mojca Pernat, também vencedores do Prémio

Mentoria em 2015, está neste momento em produção.

 

 - O documentário “The Meaning of Life” de Miguel Gonçalves Mendes é um projecto maravilhoso, que está a ser filmado por todo o mundo.

 

-  A longa-metragem “A Broken Man” de Julien Kerknawi, foi apresentado em 2013 e teve um percurso invejável no circuito internacional de

festivais.

 

 

PRÉMIOS FEST – PITCHING FORUM

 

 

Em cada sessão existem três prémios imediatos. Segue-se a lista de prémios:

 

Primeiro prémio - 3 Meses de tutoria para o desenvolvimento do projecto com um expert

 

Segundo prémio - Uma entrada gratuita para um workshop do FEST FILM LAB.

 

Prémio de pós-produção - Serviços de pós-produção cedidos pelos nossos parceiros da indústria cinematográfica.

 

 Há muito mais a ganhar com o FEST - Pitching
Forum do que os prémios imediatos.

Mas ainda há muito mais a ganhar do que estes prémios imediatos. O bem mais valioso de que todos os participantes beneficiam é o feedback e a interacção com os experts que analisam os seus projectos.

 

Cada painel é constituído por 11 experts por sessão, entre eles, produtores, distribuidores e financiadores relevantes na indústria cinematográfica mundial.

Para além dos prémios oficiais, cada membro do painel pode selecionar projectos a nível pessoal que eles gostariam de ajudar a desenvolver e/ou produzir e/ou distribuir. Se o projecto candidato não ganhou nenhum dos prémios imediatos nem foi selecionado por nenhum tutor, há algo de extremamente valioso que os participantes levam para casa: o feedback de alguns dos mais experientes profissionais da indústria cinematográfica a nível planetário. Este feedback será dado imediatamente a seguir a cada sessão do Pitching Forum e, de forma, privada com todos os experts do painel, no final de cada sessão. Pretende-se que este feedback seja constructivo e que melhore significativamente o projecto.

 

Eis alguns nomes que constituíram os nossos painéis de experts no passado:

 

Michael Katz – produtor que trabalha habitualmente com Michael Haneke, como por exemplo nos filmes “The White Ribbon” e “Amour”;

 

Angela Bosch – Conselheira nas áreas de promoção, distribuição e co-produções internacionais na indústria cinematográfica espanhola;

 

Paulo Trancoso – co-produtor de “Queen Margot” e “Night Train to Lisbon”, representante da produtora Costa do Castelo Filmes;

 

Cynthia Hargrave –  produtora de Bottle Rocket, primeira longa-metragem de Wes Anderson;

 

Jarle Björknes – representante do fundo regional de financiamento para o cinema Filmkraft, em Rogaland, Noruega.

 

Luís Ismael – Representante da produtora Lightbox;

 

Chadi Zeneddine – Programador do Doha Film Institute;

 

Nuno Beato – representante da produtora portuguesa Sardinha em Lata;

 

Scandar Copti – realizador de “Ajami”;

 

Irena Taskovski – representante da distribuidora e world sales Taskovski Films;

 

Tamara González – representante da produtora portuguesa Papaveronoir Filmes.

 

 

 O feedback dos nossos participantes tem sido excelente, como podem ver abaixo.

 

 “FEST 2013 foi o meu primeiro festival de cinema e é incrível ouvir pessoas tão talentosas do mundo do cinema a partilhar o seu conhecimento. As pessoas que tens a oportunidade de conhecer, a diversão, o ambiente descontraído é realmente inspirador e quando voltas para casa, voltas cheio de ideias e motivação para trabalhar. A sessão do Pitching Forum foi uma oportunidade fantástica de perceber aquilo a que os decidires da indústria prestam atenção. Para conhecer as armadilhas e os trunfos de um pitch, está é um festival indispensável.” “A Broken Man” - Julien Kerknawi (Participante na edição de 2013)

 

 “The Kingdom of Shadows” deve muito ao FEST. Apresentar este projecto no FEST – Pitching Forum foi a chave para nós próprios entendermos em que direcção queríamos levar este projecto, o que nos permitiu ver até onde queríamos ir e qual o tipo de estrutura de produção que era certa para este projecto. Foi também no FEST que conhecemos alguns dos elementos-chave da nossa equipa, que nos abordaram para se envolverem no projecto, após a apresentação do mesmo.” “The Kingdom of Shadows” (“All My Heart’s Desires”) - Daniel Fawcett (Participante na edição de 2013)

 

 “Tim (Corrie) é incrível! Nós ainda nos encontramos e o apoio dele tem sido extraordinário. A tutoria ainda se mantém e eu acredito que ainda se prolongue por mais tempo. Ele apoia-me imenso e os seus conselhos são incríveis!Eu estou no início de um projecto de uma longa-metragem e ele continua a acompanhar o meu progresso.Muito obrigada FEST! I Era mesmo disto que eu precisava. Ter um membro da indústria cinemotagráfica inglesa tão importante a acreditar no meu trabalho deu-me a confiança que eu precisava para avançar.” “Wickham” – Nikolai Galitzine (Participante na edição de 2013)

 

“A primeira coisa que aprendi no FEST – Pitching Forum foi confiança – acreditarmos em nós próprios e no nosso projecto. Não há ninguém no mundo que possa contar a tua história melhor do que tu. Apesar da preparação ser sempre importante, é tudo sobre confiança. Com preparação vem o respeito pela tua audiência e o sucesso. Em Espinho, não é tanto sobre a apresentação em si, mas sermos honestos e humildes. Desde que o coração esteja lá, não há nada a temer.” “Lessons of Love” - Marija Fridinovaitè (Participante na edição de 2015)

 

Para mais informações: pitching@fest.pt