New Directors | New Films
TOP 10 | Filmes nomeados aos Óscares 2017
25.02.2017

Com a cerimónia dos Óscares à porta, é já este Domingo, não pudemos deixar de fazer o nosso TOP 10 dos melhores filmes nomeados este ano, em diversas categorias:

 

10 | “My Life as a Zucchini”, Claude Barras

[longa-metragem animação]

Sinopse: Courgette é uma alcunha curiosa para um rapaz de nove anos. Porém, a sua história única é surpreendentemente universal. Depois do desaparecimento da sua mãe, Courgette torna-se amigo do polícia Raymond, que o acompanha ao orfanato, cheio de outros jovens da sua idade. No início, tem de lutar para encontrar o seu espaço nesse ambiente estranho e por vezes hostil. Mesmo assim, com a ajuda de Raymond e dos seus novos amigos, Courgette acaba por aprender a confiar e pode ser que encontre o verdadeiro amor.

  

 

 

9 | “Loving” Jeff Nichols

[longa-metragem]

Sinopse: Richard (Joel Edgerton) e Mildred Loving (Ruth Negga), um casal interracial, são presos em Junho de 1958 por se terem casado. Colocados na prisão e exilados do estado onde viviam, lutam pelo matrimónio e pelo direito de voltar para casa como uma família.

  

 

 

8 | Timecode, Juanjo Giménez

[curta-metragem]

 

Sinopse: Lina e Diego são os seguranças de um parque de estacionamento. Diego faz o turno da noite e Luna trabalha de dia.

  

 

 

7 | “Elle”, Paul Verhoeven

[longa-metragem]

 

Sinopse: Michèle (Isabelle Huppert) é a executiva-chefe de uma empresa de videojogos, a qual gere da mesma forma que gere a sua vida amorosa e sentimental: com mão de ferro, organizando tudo de maneira precisa e ordenada. A sua rotina é interrompida quando é atacada por um desconhecido, dentro de sua própria casa. No entanto, decide não deixar que isso a abale. O problema é que o agressor misterioso ainda não desistiu dela.

  

 

 

6 | “Arrival”, Denis Villeneuve

[longa-metragem]

 

Sinopse: Quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade.

  

 

 

5 | “The Salesman”, Asghar Farhadi

[longa-metragem]

 

Sinopse: Emad (Shahab Hosseini) e Rana (Taraneh Alidoosti) são casados e encenam a montagem da peça teatral "A Morte de um Caixeiro Viajante", de Arthur Miller. Um dia, são surpreendidos com o alerta para que eles e todos os moradores do prédio em que vivem deixem o local imediatamente. O problema é que, devido a uma obra próxima, todo o prédio corre o risco de desabamento. Diante deste problema, Emad e Rana passam a morar, provisoriamente, num apartamento emprestado. É lá que Rana é surpreendida com a entrada de um estranho na casa-de-banho, justamente quando está a tomar banho. O susto faz com que ela se magoe seriamente e vá parar no hospital. Entretanto, é o trauma do ocorrido que afecta, cada vez mais, as suas vidas.

  

 

 

4 | “Fire at Sea”, Gianfranco Rosi

[documentário]

 

Sinopse: O documentário captura a vida da ilha italiana de Lampedusa. Na costa sul da Itália, o local tornou-se na linha de frente da crise de imigração da Europa. O local tornou-se notícia a nível mundial nos últimos anos por ser o primeiro porto de escala para centenas de milhares de imigrantes da África e do Oriente Médio que tentam fazer uma nova vida no continente europeu.

  

 

 

3 | “Moonlight”, Barry Jenkins

[longa-metragem]

 

Sinopse: Três momentos da vida de Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami. Do bullying na infância, passando pela crise de identidade da adolescência e a tentação do universo do crime e das drogas, este é um poético estudo de personagem.

  

 

 

2 | “Manchester by the Sea”, Kenneth Lonergan

[longa-metragem]

 

Sinopse: Lee Chandler (Casey Affleck) é forçado a voltar para a sua cidade natal com o objectivo de tomar conta de seu sobrinho adolescente, depois do pai (Kyle Chandler) do rapaz, e seu irmão, falecer precocemente. Este retorno ficará ainda mais complicado quando Lee precisar de enfrentar as razões que o fizeram ir embora e deixar sua família para trás, anos antes.

  

 

 

1 | “The Lobster”, Yorgos Lanthimos

[longa-metragem]

 

Sinopse: Num futuro próximo, uma lei proíbe que as pessoas fiquem solteiras. Qualquer homem ou mulher que não estiver num relacionamento, é preso e enviado ao Hotel, onde terá 45 dias para encontrar um(a) parceiro(a). Caso não encontrem ninguém, são transformados num animal da sua preferência e soltos no meio da Floresta. Neste contexto, um homem apaixona-se em plena floresta - algo proibido, de acordo com o sistema.