incentivo fiscal para o cinema em Portugal no EFM Berlim 2017
16.02.2017

O Instituto do Cinema e Audiovisual quer dar a conhecer um incentivo fiscal que pretende atrair mais produções estrangeiras para Portugal, dando mais-valias às produtoras em termos de crédito fiscal.

O Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) apresenta este sábado, no Festival de Cinema de Berlim, um programa de incentivos fiscais para que mais produtores e realizadores estrangeiros filmem em Portugal, com contrapartidas fiscais.

O ICA quer dar a conhecer, no plano internacional, um incentivo fiscal que pretende atrair mais produções estrangeiras para Portugal, dando mais-valias às produtoras em termos de crédito fiscal.

ste incentivo “coloca Portugal numa posição muito competitiva face a outros países que têm vindo a captar a produção de grandes obras cinematográficas precisamente pela oferta de condições financeiras vantajosas”, disse à agência Lusa a presidente do conselho diretivo do ICA, Filomena Serras Pereira.

Em Berlim, o ICA tem por objetivo apresentar a campanha “Pic Portugal”, para promover o país como “destino de grandes produções cinematográficas, enfatizando a diversidade cultural, paisagística ao virar da esquina, onde tudo é próximo e possível, a excecionalidade do clima e as muitas horas de luz natural (essencial neste setor)”, sustentou Filomena Serras Pereira.

A sessão de apresentação tem início às 10h00, no The Mirror, no Martin Gropius Bau onde se encontra o stand do ICA, no Mercado Europeu do Filme de Berlim, que acontece em paralelo com o festival.