New Directors | New Films
Entrevista | Fernando Vasquez fala sobre o FEST
21.06.2018

Um festival em plena adolescência nos seus 14 anos. Chegar aqui não foi fácil, houve inevitavelmente muitos altos e baixos e anos a correr melhor do que outros. Fernando Vasquez, director de programação, fala-nos um pouco de como é fazer o FEST acontecer.

 

O que me podes dizer sobre o FEST em geral e sobre esta edição em particular?

Este ano nós fizemos uma grande aposta na nossa programação, tanto a nível do Programa de Cinema como do Training Ground. Tornou-se óbvio nos últimos anos que o festival tem sido alvo de grande crescimento e se a nossa linha de programação não acompanhasse esse crescimento corríamos o risco de estagnar um pouco. Na área do cinema, que é da minha responsabilidade, temos apostado em filmes mais inovadores, mais arriscados. No caso das longas-metragens, por exemplo, temos aqui alguns dos filmes mais badalados do ano, como o "I'm Not a Witch", que ganhou um BAFTA, mas também fomos buscar filmes que, não que tenham propriamente passado despercebidos, mas que não tenham tido tanta exposição, como o "Blue My Mind", um filme que apesar do seu sucesso em alguns festivais acabou por não ter tanto reconhecimento, principalmente em Portugal. Tentamos sempre ter esse equilíbrio.

 

Que novidades há este ano?

A grande novidade para mim é a nossa secção Be Kind Rewind dedicada ao cinema norte-coreano. Que ainda por cima calhou, ironicamente, numa altura em que a Coreia do Norte está mais uma vez nas bocas do mundo, e finalmente por razões positivas. Uma coisa que muita gente não sabe é que o atual regime norte-coreano sempre teve uma grande ligação ao cinema e obviamente que é um tipo de cinema muito especial, muito único, e como tal esta mini-retrospectiva é uma oportunidade única de ver estes filmes na grande tela. Outra novidade é o Lost in the Metaverse, uma nova secção dedicada à exploração das possibilidades da realidade virtual e da realidade aumentada. Um território que temos investigado muito neste último ano mas no qual ainda nos sentimos um pouco perdidos, daí também o nome da secção.

 

Quais são as fases de preparação de um festival de cinema?

Do ponto de vista da programação do festival, o primeiro passo é garantir que tudo está preparado para a fase de selecção dos filmes. O que é sempre complicado, só este ano recebemos perto de três mil filmes, entre curtas e longas metragens. Depois também há muitos filmes que vamos descobrindo nos outros festivais e há distribuidoras que nos contactam. Isto é, o universo é gigante e, como tal, se não tivermos uma estrutura bem montada é impossível lidar com isto sem cometer mil e um erros.

Depois obviamente que é preciso ver estes filmes todos e, mesmo com uma equipa relativamente grande e muito dedicada, este processo é um pouco penoso, principalmente na parte final. A partir do momento em que a selecção e a negociação com cineastas e distribuidoras está feita é tudo relativamente simples.

 

A pior coisa que pode acontecer?

Um tsunami.

 

A melhor coisa que pode acontecer?

Que as pessoas saiam daqui com algo produtivo, que não seja simplesmente virem ver um filme ou virem assistir a uma masterclass. Queremos que saiam daqui com informação concreta e com algo que estimule a fazer mais a partir daí. Que os participantes do Training Ground não saiam daqui a saber quais são os tiques e as manias de determinadas estrelas de Hollywood mas que saiam a saber coisas específicas e úteis que vão depois utilizar nas suas próprias produções. E que os participantes do Pitching Forum saiam daqui, de preferência com dinheiro no bolso para investir nos seus trabalhos, mas também com outro tipo de contactos e informações que permitam levar o seu projecto para a frente.

 

E qual é o próximo passo?

É celebrar os 15 anos. O que nos obrigará a fazer uma sessão ainda mais especial a todos os níveis. A nível da associação, porque o festival não é o único evento que realizamos, o próximo passo será criar uma residência de cinema para jovens cineastas.

 

Entrevista por Filipa Fonseca

Retirado do Leuk Jornal | Edição 2 | 20 - 21 JUN 2018