Training Ground
Trio de edição de som de “Bohemian Rhapsody” confirmado no Programa de Indústria do FEST 2019
21.03.2019

John Warhurst, Tim Cavagin e Nina Hartstone são as novas confirmações para o FEST Training Ground 2019. Especialistas em sonoplastia, juntos compõe a equipa de som vencedora de um Óscar, de “Bohemian Rhapsody”.

Durante o FEST os sonoplastas darão uma Masterclass baseado no estudo das estratégias e do processo de trabalhar para a edição sonora de “Bohemian Rhapsody”, concentrando-se, maioritariamente, nas soluções que criaram para ultrapassar os obstáculos criados pela produção. Como fazer com que a voz do Freddie Mercury soe genuína, a precisão da edição quase tão delicada como a de uma operação cerebral, ou os sons personalizados que tiveram que gravar (multidões nos concertos, palmas, teclas de piano a serem pressionadas) serão alguns dos principais tópicos revistos e dissecados pelos especialistas.

Eddy Joseph, editor de som de filmes como "Quantum of Solace", "United 93", "Cold Mountain" ou "Corpse Bride", será o moderador desta sessão muito especial.

O filme de 2018 protagonizado por Rami Malek conta a história de Freddie Mercury e a ascensão da banda Queen. Um trabalho altamente aclamado pela sua componente musical, o filme contou com uma equipa de profissionais reconhecidos para que o público sentisse a autenticidade de uma voz tão única como a de Freddie Mercury. Fazer com que parecesse que Rami Malek tinha, de facto, a voz de Freddi Mercury foi o maior desafio, meritoriamente ultrapassado por esta equipa vencedor.

John Warhurst foi o diretor musical supervisor neste filme que lhe valeu o seu primeiro Óscar da carreira. Recebeu também um BAFTA pelo seu trabalho em “Bohemian Rhapsody”, não lhe sendo estranha esta vitória já que já tinha ganho o mesmo prémio pelo seu trabalho no remake de 2013 de “Os Miseráveis”. No seu portefólio de trabalhos destaca-se “Sweeny Todd: O Terrível Barbeiro de Fleet Street” (2007), um filme de horror musical protagonizado por Johnny Depp.

Nina Hartstone é uma supervisora de diálogo/editora ADR que tem já um histório de colaborações com Warhurst em filmes como “Lara Croft Tomb Raider: O Berço da Vida” (2003), “O Bebé de Bridget Jones” (2016) e, mais recentemente, “Bohemian Rhapsody” (2018).

Tim Cavagin é um misturador de som re-gravado que completa o trio. Alguns dos seus trabalhos anterior incluem “O Segundo Exótico Hotel Marigold” (2015), “O Guarda-Costas e o Assasino” (2017) e “Baby Driver” (2017), sendo que este último resultou numa nomeação para Melhor Edição de Som nos Prémios da Academia. Embora não tivesse ganho o prémio, o seu trabalho no filme de 2018 “Bohemian Rhapsody” garantiu-lhe a vitória.

Já confirmados para esta edição do Training Ground repleta de talento estão Toni Grisoni, Paul Miller, Gareth Willey, Jonathan Morris e Scandar Copti.

Não perca o que caminha para ser uma das edições mais promissoras do FEST, junte-se a nós nesta edição de 2019 entre 24 de Junho e 1 de Julho em Espinho, Portugal. Garanta a sua acreditação com o nosso FEST Pro Badge para 6 dias de filmes, atividades de indústria e oportunidades de networking.