New Directors | New Films
Berlinale: programa divulgado, Portugal volta a brilhar em 2017
10.01.2017

A selecção oficial da Berlinale já é conhecida. O festival, que acontece daqui a menos de um mês em Berlim – de 09 a 19 de Fevereiro – tem na sua selecção filmes de realizadores que já passaram pelo FEST - Festival Novos Realizadores | Novo Cinema e anunciou também, à semelhança de 2016, diversos filmes portugueses.

O filme “Centauro / Zentaur” de Nicolás Suárez da Argentina está na secção de curtas-metragens do festival. Nicolás teve uma Menção Especial no FEST 2016 para a longa-metragem “Easy Ball”, co-realizada com Juan Fernandez Gebauer.

 

O português Diogo Costa Amarante está também presente na selecção oficial das curtas-metragens com “Cidade Pequena / Kleine Stadt”. Diogo, tal como Nicolás, esteve presente no FEST 2016 com o filme “As Rosas Brancas”, vencedor do Grande Prémio Nacional.

 

Na secção das curtas-metragens está também Salomé Lamas com o filme “Coup de Grâce / Gnadenschuss”. Salomé esteve em competição no FEST com a curta-documental “A Comunidade”.

 

Também na mesma secção estão os portugueses João Salaviza e Gabriel Abrantes com as curtas-metragens “Altas Cidades de Ossadas / Hohe Stadte aus Totengebein” e “Os Humores Artificiais / Die Kunstlichen Humore”, respectivamente.

 

Nas longas-metragens de competição, para além de “Colo” de Teresa Villaverde, que tinha sido anunciado previamente, destaque para a co-produção luso-brasileira “Joaquim”, que conta com Nuno Lopes no elenco.

 

Na Berlinale Talents, uma cimeira anual que acontece paralelamente ao festival, estão dois realizadores portugueses: Mário Patrocínio e Luís Campos. É também de notar que a actriz Victoria Guerra está em destaque no Shooting Stars.

 

Este ano o cinema nacional vai voltar a brilhar em Berlim e o FEST vai estar lá com todas as novidades.

 

Para mais informações consultar:

Programa oficial Berlinale [Press Releases divulgados]

Talentos Berlinale Talents