Arquivo FEST - 24 Junho
25.06.2017

O sexto dia do FEST não podia ter começado de melhor forma! Foi a vez do tão aguardado atelier do designer de produção Ed Lachman: Live Commentary: Dop's Insight, um formato que permitiu um visionamento crítico de uma obra e a exploração de detalhes que passam despercebidos ao olhar comum.

Nancy Bishop voltou à 13º edição do FEST para uma masterclass onde explicou as melhores técnicas a aplicar para a selecção de actores para filmes e séries, recorrendo a várias exemplos e técnicas práticas de representação. Para falar sobre planeamento, ornamentação, processo de implementação e a importância dos Efeitos Visuais no processo de produção tivemos o produtor de efeitos visuais Nick Drew no auditório do Multimeios Espinho.

 Melissa Leo, Jen Gatien e Nicole Quinn juntaram-se na mesma sala e partilharam experiências com o público numa masterclass intitulada A Adapatação Do Argumento Ao Grande Ecrã.

Carolina Duarte é colaboradora no programa Shortcutz, e também esteve presente para um atelier onde discutiu as estratégias que têm vindo a ser implementadas pelo movimento na construção de audiências para o programa. 

 

O FEST projetou ontem as últimas curtas e longas-metragens em competição para o Lince de Ouro e Lince de Prata. A edição deste ano do Pitching Forum chegou também ao fim. Falta anunciar os projectos e filmes mais apreciados e atribuir os prémios aos vencedores desta 13º edição na Cerimónia de Encerramento. 

Já a primeira fase da competição Grande Prémio Nacional teve início ontem, com a exibição das primeiras quatro curtas-metragens: Um Refúgio Azul de João Lourenço, O Autor de Rui Neto, Ivan de Bernardo Lopes e 78.4 Rádio Plutão de Tiago Amorim.

Os filmes Park de Sofia Exarchou e The Road Movie de Dmitrii Kalashnikov encerraram a Competição Lince de Ouro, com respectivas exibições no Auditório Multimeios e Casino Espinho.