Pitching Forum

O FEST – Pitching Forum é um evento internacional de financiamento e coprodução, dedicado a facilitar o desenvolvimento e financiamento de projetos cinematográficos.

Os 28 projetos selecionados terão 5 minutos para apresentar o seu pitch a um leque de reconhecidos experts de renome internacional, incluindo produtores, distribuidores e financiadores, todos à procura de novos projetos para apoiar.

Os projetos serão divididos em três categorias: curtas-metragens de ficção, longas-metragens de ficção e documentários, desta forma conseguirmos criar um painel de experts com créditos reconhecidos nas tipologias cinematográficas supracitadas. Ocorrerá uma sessão final de pitch por categoria.

As apresentações finais serão precedidas de três dias de treino focado no desenvolvimento do pich, serão moderadas por dois experts de renome que irão ajudar os finalistas a preparar as suas apresentações, para que consigam tirar o máximo proveito do seu pitch.

O FEST – Pitching Forum irá decorrer entre 28 e 29 de Junho de 2019 em Espinho, Portugal. As actividades de treino terão lugar nos dias anteriores: entre 25 e 27 de Junho de 2019.

 

A submissão de projectos já está aberta - submeter projecto aqui.

  

DATAS E PRAZOS DE CANDIDATURA

Período de Candidaturas: 29 de Outubro de 2018 – 1 de Abril de 2019

Notificação de Seleção de Projetos – no máximo até 15 de Maio de 2019

Pitching Training para os projetos finalistas: entre 25 e 27 de Junho de 2019

Pitching Forum Apresentações Finais: 28 e 29 de Junho de 2019

 

PRÉMIOS

No fim de cada sessão de pitch os experts vão decidir nos prémios para cada categoria, que são:

PRÉMIO DE MENTORSHIP – 3 meses de tutoria e desenvolvimento do projeto com um especialista. Os projetos mais apreciados terão a oportunidade de ser acompanhados e ajudados por um especialista, que irá ajudar o projeto a chegar a um novo nível.

PRÉMIO FEST FILM LAB – Um fim-de-semana de treino num workshop do FEST FILM LAB Workshop à escolha do vencedor

PRÉMIO DE PÓS-PRODUÇÃO – Serviços de Pós-produção providenciados por um dos parceiros do FEST.

 

O aspeto mais valioso a retirar do FEST – Pitching Forum é sem dúvida o feedback e a interação com os experts que participam no evento durante os dois dias.

Cada painel de Jurados é composto pelo menos por 11 produtores, desenvolvedores de projetos por sessão com experiencia na indústria cinematográfica.

Primeiro, cada membro do painel de experts pode selecionar projetos que gostariam de desenvolver/tutorear/financiar/produzir. Mesmo que o projeto não ganhe nenhum dos prémios imediatos, ou não seja selecionada individualmente por nenhum dos experts presentes para ser desenvolvido/tutoreado/financiado/produzido, ainda existe algo extremamente valioso que levará para casa: o feedback de alguns dos maiores profissionais de renome internacional da indústria cinematográfica. Isto será dado imediatamente depois do final do seu pitch e, em privado no final de cada sessão. Este será um feedback construtivo que o irá ajudar a melhorar significativamente o seu projeto e, ficará consigo durante os anos seguintes.

 

Aqui ficam alguns experts que se juntaram o nosso painel no passado:

Finola Dwyer - Produtora de Cinema e Televisão nomeada para Oscar e vencedora dos Bafta, e directora da Wildgaze films. Produziu "Brooklyn", "An Education" e "Severance" 

Michael Katz – produtor que trabalha regularmente com Michael Haneke, que produziu o filme “The White Ribbon and Amour”

Tim Corrie – Fundador da United Agents e vice-presidente dos BATFA

Gareth Wiley – produtor do filme de Woody Allen “Matchpoint” e “Vicky Christina Barcelona”

Angela Bosch – assessor nos campos de promoção, distribuição e coprodução para a indústria audiovisual espanhola

Paulo Trancoso – coprodutor de “Queen Margot” e “Night Train to Lisbon”, da produtora Costa do Castelo Filmes

Cynthia Hargrave – produtora do “Bottle Rocket”, a primeira longa-metragem de Wes Anderson

Jarle Björknes – do fundo de cinema norueguês Filmkraft

Luís Ismael – da produtora portuguesa Lightbox

Chadi Zeneddine – programador do Doha Film Institute

Nuno Beato – da produtora portuguesa Sardinha em Lata

Scandar Copti – realizador do filme “Ajami”

Irena Taskovski – representante da distribuidora e worldsales Taskovski Films

Tamara González – da produtora Portuguesa Papaveronoir Filmes.



PROJETOS DE ANOS ANTERIORES

O ano passado foi a 7ª edição do FEST – Pitching Forum e podemos olhar para trás com um forte sentimento de orgulho.

Mais de 200 projetos dos quatros cantos do mundo fizerem o seu pitch no FEST – Pitching Forum, incluindo produções de Hong Kong, USA, Reino Unido, Bélgica, Itália, Roménia e, como é claro, Portugal.

Nós vimos o nascer de fantásticos projetos que atingiram a sua maturidade:

- O filme "Inflame" de Ceylan Özgün, vencedor de um prémio FEST FILM LAB em 2015, foi premiado na Berlinale de 2017;

- “237 Years” de Ioana Mischie, vencedor do prémio de Mentorship em 2015, está a fazer um sucesso na tour pelos festivais

- A curta-metragem “I’ll Probably Never See You Again” de Mitja Mlakar e Mojca Pernat, que venceu o prémio de Mentorship em 2015, entrou no processo de pós-produção. E estamos a torcer por eles.

- O documentário “The Meaning of Life” de Miguel Gonçalves Mendes, um maravilhoso projeto que foi filmado pelo mundo fora, que nos leva a explorar novos territórios. Nós tivemos a oportunidade de conhecer este projeto quando ainda estava em produção, em 2014.

- O filme “A Broken Man” de Julien Kerknawi, que foi parte do FEST - Pitching Forum em 2013 e, também teve um fantástico percurso em festivais.

 

O Feedback dos nossos participantes tem sido excelente:

“FEST 2013 foi o meu primeiro festival de cinema e é incrível ouvir pessoas tão talentosas do mundo do cinema a partilhar o seu conhecimento. As pessoas que tens a oportunidade de conhecer, a diversão, o ambiente descontraído é realmente inspirador e quando voltas para casa, voltas cheio de ideias e motivação para trabalhar. A sessão do Pitching Forum foi uma oportunidade fantástica de perceber aquilo a que os decidires da indústria prestam atenção. Para conhecer as armadilhas e os trunfos de um pitch, está é um festival indispensável.” “A Broken Man” - Julien Kerknawi (Participante na edição de 2013)

 

“The Kingdom of Shadows” deve muito ao FEST. Apresentar este projeto no FEST – Pitching Forum foi a chave para nós próprios entendermos em que direção queríamos levar este projeto, o que nos permitiu ver até onde queríamos ir e qual o tipo de estrutura de produção que era certa para este projeto. Foi também no FEST que conhecemos alguns dos elementos-chave da nossa equipa, que nos abordaram para se envolverem no projeto, após a apresentação do mesmo.” “The Kingdom of Shadows” (“All My Heart’s Desires”) - Daniel Fawcett (Participante na edição de 2013)

 

“Tim (Corrie) é incrível! Nós ainda nos encontramos e o apoio dele tem sido extraordinário. A tutoria ainda se mantém e eu acredito que ainda se prolongue por mais tempo. Ele apoia-me imenso e os seus conselhos são incríveis! Eu estou no início de um projeto de uma longa-metragem e ele continua a acompanhar o meu progresso. Muito obrigada FEST! Era mesmo disto que eu precisava. Ter um membro da indústria cinematográfica inglesa tão importante a acreditar no meu trabalho deu-me a confiança que eu precisava para avançar.” “Wickham” – Nikolai Galitzine (Participante na edição de 2013)

 

“A primeira coisa que aprendi no FEST – Pitching Forum foi confiança – acreditarmos em nós próprios e no nosso projeto. Não há ninguém no mundo que possa contar a tua história melhor do que tu. Apesar da preparação ser sempre importante, é tudo sobre confiança. Com preparação vem o respeito pela tua audiência e o sucesso. Em Espinho, não é tanto sobre a apresentação em si, mas sermos honestos e humildes. Desde que o coração esteja lá, não há nada a temer.” “Lessons of Love” - Marija Fridinovaitè (Participante na edição de 2015)

 

"Os dias que passei no Pitching Forum foram muito intensos e muito uteis. Num periodo muito condensado de tempo, aprendi a ficar mais próxima do meu projecto e projectá-lo através de uma sala cheia de profissionais e potencial audiencia. Foi uma experiencia que não quis perder e que me ajudou bastante no desenvolvimento do filme. Os tutores expremeram o melhor de mim e do meu projecto. O prémio que venci deu-me imensa confiança e permite-me continuar o meu caminho de aprendizagem com um Workshop do FEST Film Lab." Franziska Margarete Hoennisch (Vencedora da edição de 2017)

 

Para mais informações, por favor contacte-nos para pitching@fest.pt